WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

19/03/2009 - CODAU abre semana da água neste domingo

A expectativa para realizar um grande evento entre os dias 22 a 27 de março, que marcará o Dia Mundial das Águas, é das mais positivas, principalmente por que temos uma grande parceria com Arquidiocese de Uberaba, faculdades, sociedade organizada e empresas particulares que estão unidas em torno da Semana da Água. Esta é a posição do presidente do Codau, José Luiz Alves, que pelo terceiro ano consecutivo coordena o evento em prol da preservação dos recursos hídricos e programa receber 8 mil crianças no cine Teatro Municipal Vera Cruz. 
 
O grupo Ciência em Show, formado por professores da Universidade de São Paulo, que são hoje um dos campeões de audiência no programa da Eliana, aos domingos na TV Record, será uma das grandes atrações da Semana da Água. José Luiz explicou que o show para o público da Semana da Água é semelhante ao apresentado na TV e foi contratado para proporcionar uma nova abordagem dos recursos hídricos - estimular a iniciação científica apresentando na prática experiências e experimentos alusivos às propriedades da água, suas características e seu uso racional. ‘Essa proposta é para despertar a curiosidade e o interesse para fatos do cotidiano de uma forma interativa e divertida’, explicou Alves.

Show - O Ciência em Show trabalha com mais de 100 experimentos científicos entre eles papéis voadores; garrafa de Layden; densidade do ar e sua relação temperatura; o raio; o trovão; o relâmpago; a relação entre o faiscamento e o som produzido;  conceitos de energia; conceitos de conservação de energia; choque elétrico; nitrogênio líquido; efeitos do resfriamento dos gases; compressão; congelamento; conceito de quantidade de movimento; conservação de momento linear; resistência mecânica do ar, conceito de vetores, bola de basquete e tênis; conservação da quantidade de movimento; campo gravitacional; aceleração; massa; velocidade; importância da precisão na linguagem científica, entre tantos outros ligados à física, química e biologia, que deverão prender a atenção dos estudantes.

Ônibus - Outra novidade para a Semana da Água é o ônibus da Turma da Clarinha, o veículo oficial do projeto de educação ambiental do Codau que tem ‘estréia’ marcada para o evento 2009. A Receita Federal doou o ônibus para o Centro Operacional que   reformou e plotou para ser utilizado no transporte de alunos. ‘Nosso programa de educação vai além da Semana da Água, envolve monitoramento de visitas nos pontos de referências para educação ambiental do Codau, a captação de água no rio Uberaba e as Estações de Tratamento de Água e Esgoto’,explicou Alves afirmando que a autarquia tem responsabilidade com a mobilização e sensibilização do público estudantil para as questões de preservação ambiental, já que a matéria-prima do Centro Operacional é a água.

22 de março - O lançamento da Semana da Água será domingo, 22 de março, no Dia Mundial da Água, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, às 9h. O evento marcará a abertura da Semana e foi planejado para receber todos os funcionários do Codau e seus familiares. José Luiz Alves fará também o lançamento de dois projetos internos – o Gespública, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, coordenado pelo Ministério das Cidades que oferece instrumentos de planejamento, execução e intervenção corretiva para garantir a excelência do plano de melhoria da gestão.  E ainda o projeto Rio de Idéias, aos moldes do realizado na Prefeitura, com o objetivo de estimular a participação dos funcionários na administração. A manhã de domingo também será cultural com apresentação da Orquestra Jovem do colégio Tirandes, o grupo Fluistória e a academia Beth Dorça.

Missa das Águas - No domingo, dia 22 de março, a Arquidiose de Uberaba também dedicará o dia para reflexões sobre o assunto na Missa das Águas, com uma liturgia especial. O coordenador da Pastoral da Liturgia, padre Ricardo Fidelis, do Santuário da Medalha Milagrosa, fez o roteiro da celebração para que o tema água seja abordado em todas as Igrejas. O roteiro estará em um folheto especial que foi distribuído em todas as paróquias. Missas estão marcadas para às 19h em todas as paróquias. Na Igreja São Judas será às 9h e a missa solene das Águas, às 17h30 Santuário da Medalha, com a presença do arcebipso Dom Aloisio Roque Opermann.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar