WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

16/05/2014 - Prefeitura de Uberaba recebe novos computadores

Por determinação do prefeito Paulo Piau, a Prefeitura de Uberaba está passando por um processo de modernização tecnológica. A Secretaria de Administração firmou um contrato com a Codiub (Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba), que passará a ser responsável, integralmente, por toda a estrutura tecnológica da prefeitura. O contrato firmado prevê a disponibilização, por parte da Codiub, de um total de 1.000 novos computadores e impressoras, além de um novo servidor de banco de dados.

“Criamos uma dinâmica. Não podemos pedir para vir 500 máquinas sem que tenhamos condições de instalá-las de uma só vez. Quem faz a instalação é a Codiub, ela pega a máquina nova, coloca a placa de patrimônio e a prepara para ser instalada, depois essa máquina vem para a prefeitura, e a Secretaria de Administração determina onde elas serão instaladas. Das 1.000 máquinas firmadas em contrato, 167 já estão em operação dentro da prefeitura”, destaca o subsecretário de Administração, Hélio Junior.

Foram locados quatro tipos diferentes de configurações de máquinas, todos com a tecnologia atualizada, os softwares devidamente legalizados e com sistema operacional e processadores ágeis. “Primeiro realizamos um estudo que determinou a necessidade de cada setor. De acordo com o serviço que é realizado, determinamos o tipo de equipamento que teríamos que disponibilizar. Por exemplo, colocamos máquinas mais simples em setores que só trabalham com formulação de documentos no Word e disponibilizamos uma máquina melhor para locais como a Secretaria de Planejamento, onde é trabalhado com softwares pesados, como AutoCAD”, explica Hélio.

O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Wellington Félix “Zuzu”, esclarece que, no processo estabelecido, a Codiub fornece as máquinas novas substituindo o equipamento defasado da Prefeitura. Essas máquinas estão sendo formatadas e estão sendo reaproveitadas. “Elas saem da Codiub em estado de seminovos e estão sendo distribuídas em setores que não necessitam de uma máquina muito potente, ou em locais que estavam com déficit de máquinas, ou inclusive em locais que não possuíam computador. Estamos trabalhando com uma dinâmica de lote. Fechamos no início de maio o 5º lote, que está com a previsão de chegada dos equipamentos já na semana que vem. Com a distribuição desse lote, teremos atendido todas as secretarias da prefeitura, representando cerca de 60% da prefeitura”, ressalta Zuzu.

Codiub - O subsecretário de Administração destaca que esse investimento em máquinas com maior processamento de dados, e mais rapidez, que está sendo feito visa tanto o bom atendimento do cidadão, que não sofrerá com demora no atendimento por conta de problemas técnicos, quanto o bem estar dos servidores que com um bom equipamento, conseguirão trabalhar melhor, se sentindo mais valorizados, o que consequentemente melhorará seu ambiente e sua qualidade de vida.

 “Após vários estudos, optamos em locar esses equipamentos, via Codiub, que dará total assistência de peças e manutenção caso um computador estrague ou mesmo substituindo o equipamento caso ele deixe de funcionar. Antigamente quando estragava, até conseguir liberar verba e passar por toda a burocracia da prefeitura, o computador ficava parado às vezes por meses. Agora, a Codiub terá a responsabilidade de realizar a manutenção ou substituição das máquinas de forma instantânea. A ideia é que os servidores não fiquem mais sem equipamento. Também está previsto no contrato que a Codiub terá a responsabilidade de atualizar a tecnologia da prefeitura de tempos em tempos”, afirma Hélio.

O vice-presidente da Codiub, João Caldas  destaca que a companhia está inovando ao lançar esse programa que irá locar as máquinas novas para a prefeitura. “A Prefeitura já vem sofrendo há tempos com a falta de infraestrutura de informática. Nossa intenção é acabar com esse problema, de forma que, nenhum setor sofra mais com problemas de máquinas estragas ou defasagem da informática. Por falta de computadores ou impressores, o serviço não vai parar. Tão logo identifique os problemas eles serão solucionados e substituídos na hora”, garantiu.

De acordo com João Caldas, assim que algum computador estragar, no máximo até o dia seguinte, um novo computador será reposto nas mesmas condições do computador anterior, conforme previsto no contrato assinado. “A Codiub comprou as máquinas com uma garantia estendida. Quando a máquina estragar ela estará na garantia e o próprio fabricante fará a substituição. Essa decisão está sendo tomada por determinação do prefeito Paulo Piau. Quem entende de tecnologia de informação e informática é a Codiub, portanto, nós estamos assumindo totalmente essa parte na prefeitura”, afirma João Caldas.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar