WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

16/05/2014 - Uberaba não terá racionamento de água em 2014

Apesar dos problemas de desabastecimento em mais de 140 cidades brasileiras, muitas na região sudeste do país, o Prefeito Paulo Piau e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, anunciaram que em 2014 não haverá racionamento de água em Uberaba. A garantia foi dada depois de estudos hidrológicos realizados pela autarquia de saneamento, em parceria com a Cemig e ações operacionais implantadas ao longo dos últimos meses para assegurar maior efetividade na captação e distribuição de água para a cidade.
Um dos destaques para que o rio Uberaba, principal manancial de abastecimento do município, tenha sustentado sua vazão no veranico deste ano foi a implantação de mais de 700 bolsões de retenção de água de chuva ao longo de toda a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba.  O anúncio foi feito na coletiva para a imprensa que aconteceu esta semana no gabinete do prefeito. Segundo explicações de Guaritá Neto o programa de recuperação da bacia do rio Uberaba vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos e até 2016 deverão ser implantados mais de 3 mil bolsões. Uma iniciativa para recompor as nascentes, permitir que a água da chuva não provoque erosões no campo e infiltre no subsolo, fazendo a recarga do lençol freático dos afluentes do rio Uberaba. ‘Os bolsões que fizemos na APA influenciaram a vazão do rio Uberaba, mantendo-a constante’, conclui o presidente do Codau.
Ações operacionais como a redução do tempo de atendimento às Ordens de Serviço para manutenções dos vazamentos e manobras na adutora que interliga a estação de captação de água no rio Uberaba à Estação de Tratamento de Água (ETA) também permitiram reduzir os problemas de oscilação de pressão nas redes de distribuição de água e assim agilizar o reabastecimento dos Centros de Reservação (CR).  Uma obra importante para assegurar a eficiência no abastecimento da região noroeste da cidade é a da adutora diagonal que está em andamento. A nova tubulação vai interligar a ETA ao CR-6 e será concluída antes do início da temporada de estiagem (agosto/outubro).
Todas essas informações foram repassadas à imprensa e o prefeito deixou claro que não haverá racionamento em Uberaba. ‘Não estamos sendo levianos ao dar esta informação temos segurança técnica’, afirmou Piau. Entretanto, como bem lembrou Luiz Guaritá Neto, o Codau não está livre de ter problemas localizados durante a seca, com rompimento de redes e adutoras, que normalmente acontece, mas falta de água generalizada não ocorrerá, garantiram eles.
Ainda este ano, o Codau deverá concluir as licitações para construção de quatro reservatórios e as obras ainda entrarão em 2015. Quanto ao funcionamento dos poços profundos que apoiam no abastecimento, o Codau também se preparou e já fez as revisões nos motores e adquiriu equipamentos reservas para eventuais incidentes. O sistema temporário de transposição do rio Claro será montado com 50 dias de antecedência, também como forma de precaução para o período da seca. O sistema assegura uma vazão extra pra o rio Uberaba em até 500 l/s.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar