WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

02/05/2014 - Prefeito Paulo Piau e Ministro da Agricultura Neri Geller discutem, em Uberaba, o agronegócio com lideranças do setor

Foto: Mateus Cordeiro

Em uma iniciativa do prefeito de Uberaba Paulo Piau, agricultores e pecuaristas de Uberaba tiveram nesta sexta-feira (02) a oportunidade de tirar dúvidas e fazer pontuações ao trabalho que o Governo Federal vem fazendo para o setor. Isso porque a Prefeitura promoveu uma reunião com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Neri Geller, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O encontro serviu para abordar assuntos relativos ao desenvolvimento do agronegócio de Uberaba e região.

Abrindo o encontro o prefeito Paulo Piau lembrou que Uberaba é referência no agronegócio no Brasil, sendo um município que desde a década de 30 possui tradição no setor. O prefeito também revelou em seu pronunciamento que levou demandas para o ministro em Brasília, reivindicando um melhor incentivo para os estudos que a EMBRAPA e seus parceiros vem fazendo em torno da genética zebuína.

Presente à reunião, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais André Merlo, parabenizou o trabalhou que Uberaba vem desenvolvendo no Estado, tornando referência nacional. “Tivemos um crescimento do PIB em 2013 que entrou na casa dos bilhões, sendo 11% graças à pecuária. Por isso a importância do produtor rural e pecuarista. Lógico, Uberaba faz parte desse ganho e a ExpoZebu é um local onde esses grandes investidores se encontram, por isso o nosso respeito à região do Triângulo Mineiro, em destaque a Uberaba”, disse o secretário.

O Ministro da Agricultura Neri Geller, não poupou elogios ao prefeito Paulo Piau, revelando seu prestigio como pesquisar e engenheiro agrônomo em todo o território nacional. O ministro também falou sobre as demandas de Uberaba apresentadas por Piau se comprometendo em auxiliar ao máximo os projetos de melhoria do agronegócio, como o fortalecimento da EMBRAPA. Neri colocou como prioridade do Ministério a luta pela legalização jurídica dos direitos dos produtores rurais do Brasil, citando algumas prioridades como a reformulação do Código Florestal, deixando claro que o Ministério defenderá os direitos da classe.

Participaram também da reunião o secretário Municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, o presidente da CERTRIM, Luís Henrique Borges, o representante o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uberaba, Vanderlei Francisco da Silva, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba Romeu Borges, o gerente regional da EMATER Gustavo Laterza de Deus, o diretor presidente da Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná Inácio Afonso Kroetz, o presidente da Associação Dandara Moacir Rosa Alves de Oliveira, o presidente da Associação dos Produtores e Empresários Canavieiros do Vale do Rio Grande e Núcleo dos Empresários Canavieiros do Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Rodrigues, o diretor regional da Epamig do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Mauro Valente Paes, o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana Franco, o secretário Municipal de Planejamento, Claudio Junqueira, o Diretor do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) campus Uberaba Rodrigo Leitão, o deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão e o major do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, André Humia Casarim.

 

Jorn. Mateus Cordeiro

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar