WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

26/04/2014 - Seplan apresenta projetos prioritários

Viadutos, sistema vetor, revitalização do calçadão, PPP e solução de pontos de conflitos, entre outros foram temas da apresentação

Destacando a importância do planejamento para o crescimento ordenado da cidade, o prefeito Paulo Piau deu início à apresentação dos projetos prioritários da Secretaria de Planejamento, conduzidos através da consultoria da Fundação Getúlio Vargas. Apresentados pelos servidores da pasta, os projetos tiveram como tema a Mobilidade Urbana, Transporte Urbano e Revitalização Urbana.

O secretário Cláudio Junqueira foi o gestor dos projetos que tratam de Mobilidade Urbana, no que tange as grandes obras. Entre os projetos apresentados por ele está o viaduto da Padre Eddie Bernardes (Em viabilização de recursos juntos aos governos Federal e Estadual), a via de ligação entre a Avenida das Torres e Av. Randolfo Borges (carta consulta selecionada pelo Ministério das Cidades), Interseção da Av. Empresarial com BR-050 (estudo elaborado – PPP), além de outras obras como os túneis sob linha férrea da BR-262, duplicação da rua Espanha e Adequação do Sistema Viário Av. São Paulo/Av. Thomaz Bawden.

A subsecretária Maria Paula Meneghello discorreu sobre os sistema Vetor e seu funcionamento, lembrando que agora, além do sistema Leste/Oeste, a região Sudeste e Sudoeste também serão contempladas com o Vetor. Maria Paula também disse aos presentes sobre a importância da adequação do aeroporto, visando atender determinação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Ela ressaltou o trabalho feito pela prefeitura, visto a necessidade de desapropriação, lembrando que o projeto já foi entregue na Infraero e também na Secretaria de Aviação Civil. Ela também apresentou aos participantes as propostas de revitalização do calçadão da Artur Machado e a criação de mais Ciclovias

PPP – O secretário de Projetos e Captação de Recursos, Glauber Faquineli, falou sobre projetos que poderão ser implementados a partir de Parcerias Público-Privadas - PPP, como, um novo Centro Administrativo da Prefeitura, novo Terminal Rodoviário e Centro de Eventos. Faquineli também explicou que está em estudos, sejam técnicos ou de viabilidade, obras como o viaduto da Osvaldo Cruz com Leopoldino de Oliveira, Complexo Viário da Rotatória da ABCZ e San Marco, entre outros.

Viário – O superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, explicou que a Seplan fez um levantamento dos pontos de conflito de trânsito, no sentido de buscar alternativas para saná-los. O trabalho está sendo desenvolvido, segundo ele, com apoio da Settrans. Entre os pontos de conflito citados estão: Rua Marquez do Paraná, Cap. Manoel Prata, Praça da Abadia, Acessos Bairros Mercês e Santa Marta, Aeroporto e Hospital Universitário, entre outros.

Também foram apresentados os projetos que foram desenvolvidos para avenida José Solé Filho e Distrito Industrial I, viaduto Claricinda A. Rezende. A apresentação foi feita por Roberto Luiz de Oliveira. Outras ações da Seplan, apresentadas pelo secretário Cláudio Junqueira, dizem respeito às obras do Centro de Treinamento de Futebol, Revitalização da Praça Manoel Terra, Circuito de Esportes (Mata do Carrinho/Pq do Paço), Pistas de Caminhada, Revitalização Pça. Pôr do Sol, Novo Cemitério e outras revitalizações que abrangem avenidas e o centro da cidade.

“Alguns dos projetos apresentados estão em andamento, outros em estudo de viabilidade e temos também projetos que já estão em captação de recursos e outros que são proposições, por enquanto. Fizemos um trabalho consistente e tudo que foi apresentado poderá ser desenvolvido com segurança, mediante a viabilidade técnica e financeira”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar