WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

10/04/2014 - Conphau aprova projeto de requalificação do Mercado Municipal

Projeto prevê uma série de intervenções no Mercado Municipal e a captação de recursos pela Lei Rouanet

Os conselheiros do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) aprovaram por unanimidade o projeto de restauração do Mercado Municipal, que foi apresentado pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, Danilo de Siqueira Campos.

A ata do projeto de requalificação do bem tombado do Mercado Municipal foi divulgada no Porta-Voz desta quarta-feira (9). O secretário falou sobre a importância do projeto para captação de recursos, restauração e preservação do bem tombado pela Lei Rouanet e entidades privadas.

O objetivo do projeto é revitalizar o Mercado Municipal, com iluminação externa, segurança, prevenção de incêndio, higienização entre outras ações. De acordo com memorial descritivo do projeto arquitetônico, haverá adequação dos sanitários do térreo, criação de DML – uma sala para guardar material de limpeza –, implantação de plataforma elevatória, implantação de totem informativo digital, redistribuição dos boxes de permissionários no mezanino, criação do refeitório e sanitários adaptados no mezanino.

O projeto também prevê na área urbana a criação de um calçadão no quarteirão ocupado pelo Mercado Municipal, com recuperação do piso existente de paralelepípedo, implantação de sinalização de vagas de estacionamento, carga e descarga. Será executado um novo projeto hidrossanitário, substituindo a tubulação existente e adequação às normas legislativas. Parte da tubulação será feita no piso, o restante será suspenso. Também será instalado o projeto Sistema de Proteção Descargas Atmosféricas e execução de novo projeto elétrico nas normas da Cemig implantando os padrões na área externa, além da implantação de projeto de climatização por método evaporativo, quando no térreo serão colocados acima das estradas do Mercado. No mezanino serão locados em três pontos fixados nas tesouras de madeira, além do projeto de Combate a Incêndio com hidrante e torre como caixa d’água, atualmente não existente.

O projeto prevê, ainda, a instalação de placas para captação de energia solar e de um sistema de captação de água das chuvas para sua reutilização. A reforma não irá interferir nas fachadas, sendo que o imóvel apenas será adequado internamente para melhorar a qualidade do espaço de trabalho e para melhor atendimento aos visitantes.

Vale lembrar que o projeto da torre da caixa d’água será apresentado posteriormente, para futura deliberação do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

 

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar