WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

29/03/2014 - Danilo Siqueira apresenta demandas do setor ao ministro Miguel Rossetto

O Prefeito Paulo Piau e o secretário de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento, Danilo Siqueira Campos, recepcionaram nesta sexta-feira, dia 28, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Soldatelli Rossetto que esteve em Uberaba para a cerimônia de Entrega de Equipamentos da 2º Fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

O secretário de Agricultura de Uberaba também aproveitou a visita do ministro para entregar um ofício relatando o panorama da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do município. Na oportunidade Danilo ressaltou que Uberaba representa o 4º PIB (Produto Interno Bruto) do Agronegócio Brasileiro sendo o primeiro do Sudeste em IDR (Índice de Desenvolvimento Rural). “Além da agricultura e a pecuária, Uberaba possui mais de duas mil pequenas propriedades rurais, entre elas três assentamentos agrários que representam a Agricultura Familiar”, destaca Danilo.

Segundo o secretário, a pasta tem buscado assistência técnica e insumos para agregar valor aos arranjos produtivos locais. “Temos conseguido somar cada vez mais agricultores e pecuaristas do município ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Duplicamos a aplicação de recursos inerentes ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a outros programas do Governo Federal. E temos trabalhado em parceria com agentes financeiros para levar mais crédito aos pronafianos. Entendemos que ainda temos muito trabalho pela frente e estamos pedindo nesse momento o apoio do Miguel Rossetto e do ministério”, afirma Siqueira.

Demandas - No ofício entregue ao ministro, o secretário destacou a necessidade urgente de uma estação elevatória de água com distribuição nos lotes para o assentamento Tereza do Cedro. Também foi citada a necessidade de reparos e investimentos nas estradas internas do assentamento Dandara, para um melhor escoamento da produção. O ofício destaca ainda o assentamento Maringá, no Monte Castelo, que precisa de uma ponte, estradas internas e uma agroindústria leiteira que otimize o arranjo produtivo do local.

“Os projetos que apresentamos ao ministro foram inseridos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Solicitamos a ele que nos auxiliasse na gestão desses projetos aqui para a região, a fim de fazer com que nossos produtores familiares passem a ter uma produção regular, inclusão sociocultural e geração de emprego e renda, movimentando a cadeia produtiva da agropecuária. Também encaminhamos projetos para aquisição de máquinas como retro escavadeiras, tratores e implementos”, reitera.

Projetos – O Prefeito aproveitou a visita do ministro para apresentar os investimentos que estão sendo planejados e desenvolvidos em Uberaba. Durante a visita, Rossetto conheceu a área da Univerdecidade onde será criada a Zona de Processamento e Exportação – ZPE e o local em que está instalado o Parque Científico e Tecnológico de Uberaba. A gestora do Parque ,Raquel Resende, fez uma apresentação dos projetos que vem sendo desenvolvidos e falou sobre as empresas que apresentaram interesse em se instalar no Parque Científico e Tecnológico de Uberaba.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Soldatelli Rossetto destacou os investimentos tecnológicos de Uberaba, especialmente na área de biotecnologia. “Uberaba está se mostrando além de um grande pólo produtor, um pólo de conhecimento. Estamos felizes com essa visita onde tivemos a oportunidade de acompanhar as melhorias conquistadas pela Prefeitura por meio dos investimentos do Governo Federal. O Brasil é um país muito grande e para geri-lo é fundamental ter uma boa relação entre municípios, Estado e o Governo Federal”, aponta Rossetto.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar