WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

19/03/2014 - Projeto do CODAU faz sucesso em mostra nacional

Foto: Arquivo / CODAU

O projeto Escovódromo do Codau e Prefeitura de Uberaba que dá dicas sobre economia de água e saúde bucal foi vencedor do Premio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde, e por isso foi selecionado para participar da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. Um evento organizado pelo Ministério da Saúde que reuniu as melhores iniciativas de todo o país em Brasília, na última semana.

De Uberaba foram equipes do Codau, coordenada pela educadora ambiental Ivone Borges e da Secretaria de Saúde/Saúde da Família (ESF) do Bairro Fabrício a dentista Márcia Nomelini.  Elas apresentaram o relato de experiência 'Escovódromo Amigo do Planeta: Promovendo a Saúde Bucal e o Meio Ambiente nas Escolas', uma experiência intersetorial desenvolvida entre a Equipe de Saúde da Família do bairro Fabrício, o Codau, a Escola Municipal São Judas Tadeu, a Escola Estadual Lauro Fontoura e alunos do PET-Saúde da UFTM, num total de 19 pessoas envolvidas. Essa ação tem por objetivo ensinar os alunos a escovação correta dos dentes e ao mesmo tempo mostrar como é possível economizar água nesta atividade. A equipe traçou como meta a melhoria dos indicadores de saúde e de qualidade de vida do público acompanhado nesta atividade.

Os mascotes do Codau, as gotas de água batizadas de Clarinha e Codalino também foram participar da Mostra e fizeram sucesso entre os professoras presentes em Brasília. ‘Os vídeos da Turma, disponíveis no canal da web Youtube, (yoytube.com/codauuberaba) que usam a animação para ensinar dicas de saúde e meio ambiente são ferramentas de já muito utilizadas em diversos estados brasileiros, daí o sucesso no evento e o reconhecimento da proposta pedagógica’, esclarece a professora Ivone Borges.

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família proporcionou espaços de intercâmbio, valorização de experiências locais e contribuiu com a reflexão e melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento os inscritos puderam participar de palestras, oficinas, mini cursos, mostras e encontros no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB/DF.

CODAU - Pelo Codau, aqui em Uberaba o projeto do escovódromo já percorreu diversos colégios do Sistema Municipal de Ensino levando as mesmas orientações sobre a correta escovação dos dentes e economia de água. Na prática são levadas paras as escolas duas pias móveis, com reservatório de água em vidro, que permite a visualização do consumo e escala para medir a quantidade de água usada na escovação dental. Essa iniciativa do escovódromo do Codau em parceria com a Secretaria de Saúde já percorreu dezenas de escolas e outros eventos atendendo mais de 8.600 alunos desde o ano de 2010. Cada participante também recebe do Codau um kit de higiene bucal, com escova e pasta de dente, além do fio dental.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar