WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

11/02/2014 - Agricultura estuda a instalação de miniabatedouro de frango na comunidade São Basílio

Uma equipe da Secretaria de Agricultura esteve reunida na semana passada com o presidente da comunidade de São Basílio, Cacildo Carlos Rosa, onde foi discutida a possibilidade de instalação de um miniabatedouro de frango para os agricultores da comunidade. Para o secretário de Agricultura Danilo Siqueira, existe um arranjo produtivo local que justifica o empreendimento. “A comunidade de São Basílio possui muitos criadores de frango que poderão ser beneficiados com a instalação de um pequeno abatedouro”, justifica Danilo.

O diretor de Departamento Técnico da Sagri, José Geraldo Celani, acompanhou a visita e destacou que foram apresentadas ao presidente da comunidade, as diretrizes do funcionamento de um abatedouro. A ideia foi esclarecer os custos necessários para a manutenção desse empreendimento e explicar o que deverá ser feito, por parte dos produtores, para que o abatedouro atenda a todas as exigências previstas na lei.

Cacildo Rosa levará a discussão aos produtores para que eles definam se a comunidade tem ou não interesse no abatedouro. “É importante destacar que caso o produtores optem pela sua instalação, eles deverão estar dispostos a assumir os custos que serão necessários para manter o local funcionando. É por conta disso que esse é um projeto que tem que ser de interesse de boa parte da comunidade. Não dá para criar um abatedouro que poucas pessoas se envolverão e que no final a comunidade não consiga mantê-lo”, reforça José Geraldo.

O diretor destaca ainda que a intenção da Secretaria de Agricultura é estabelecer um negócio que gere mais uma renda ao produtor de São Basílio. “Com o miniabatedouro eles terão condição de produzir um produto embalado, etiquetado e inspecionado, que estará de acordo com a legislação e apresentará certificado de garantia. Isso ampliará o mercado desses produtores que poderão fornecer para supermercados, restaurantes, açougues e diversos outros estabelecimentos”, conclui José Geraldo.

Uma equipe composta por membros das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde fará uma visita a São Basílio ainda essa semana para que cada setor possa emitir pareceres técnicos quanto à viabilidade de execução do projeto.

 
Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar