WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

24/01/2014 - SAGRI promove melhoramento genético do pequeno produtor

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) se prepara para lançar em fevereiro o projeto de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). Trata-se de um trabalho de inseminação para promover o melhoramento genético no rebanho dos pequenos produtores. De acordo com o secretário da pasta, Danilo Siqueira, os zootecnistas da secretaria irão a campo eleger alguns produtores de matrizes de gado, dando assistência técnica.

A Girolando e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Assogir) são parceiras e doarão o sêmen. Já a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) cederá um estagiário para fazer a inseminação e um veterinário para fazer o toque nas vacas. “Os produtores vão entrar apenas com o hormônio, que não é caro”, destacou.

Siqueira ressaltou que várias entidades, como a ABCZ e a própria Girolando, já promovem essa inseminação e que é muito importante a Secretaria de Agricultura também inserir o agricultor familiar nesse contexto. “Às vezes, os grandes produtores tem tecnologia, conhecimento e recurso financeiro para poder melhorar geneticamente seu gado e com isso, ele aumenta a produção e a produtividade, e consequentemente a renda da sua atividade. No caso do micro e pequeno produtor ou agricultor familiar, ele pode ter até conhecimento, mas às vezes não tem o recurso. Ou às vezes ele consegue o recurso, mas não tem o conhecimento. Então nós queremos juntar os recursos oriundos dos parceiros que estão nos doando e mais o conhecimento dos nossos técnicos, transmitindo para o pequeno produtor, mesmo que ele tenha dois animais na sua propriedade, promovendo o melhoramento”, enfatizou.


Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar