WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

07/10/2009 - Procon orienta consumidores para o Dia das Crianças.

O Dia das Crianças se aproxima e o comércio começa a se preparar para o aumento nas vendas de produtos e artigos infantis. Antes de saírem às compras o PROCON de Uberaba dá várias dicas para que suas compras sejam um sucesso. Neste momento é importante o consumidor verificar na embalagem os seguintes itens:

• Faixa etária a que se destina;

• Identificação do fabricante;

• Instruções de uso e de montagem;

• Existência do selo de segurança INMETRO, que indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor juntamente com o selo de um órgão credenciado.

- Nota fiscal, exija sempre, além de ser direito do consumidor também é a segurança nos casos de possíveis defeitos do produto.

Segundo o coordenador do PROCON de Uberaba, Sebastião Severino Rosa - “Os produtos ou brinquedos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais, e em língua portuguesa. Visto que, já, os brinquedos comercializados por ambulantes, embora possam apresentar menor preço, muitas vezes não possuem o selo de certificação e, não são munidos de Nota Fiscal, dificultando assim a troca e reclamação”.

Vale lembrar também que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) assegura uma garantia de 90 dias para produtos duráveis - nacionais ou importados.

E todo o consumidor, antes de fechar a compra pode e deve realizar pesquisa de preços e verificar se o fornecedor oferece garantias maiores, por meio de um documento escrito como o Termo de Garantia.

O coordenador ainda acrescenta que o consumidor também deve verificar as formas de pagamentos, se for efetuado com o cartão de crédito, deve ser cobrado o valor à vista e não existe valor mínimo para a compra, nem acréscimo neste caso, no entanto para o crediário, é preciso saber o juro mensal, encargos por atraso e outros acréscimos previstos, bem como o preço à vista e o total a prazo. E é preciso pedir descontos nos valores à vista.

O PROCON de Uberaba fica na Rua São Sebastião, 322, centro, atendimentos preferencialmente presencial com advogadas especializadas em Direitos dos Consumidores, tirem dúvidas junto ao PRONCON-UBERABA de segunda as sexta-feira das 09 horas às 17 Horas.

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar