WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

08/01/2014 - Equipe da Seplan já vistoriou mais de 30 imóveis

No sentido de garantir a adequação do aeroporto local para decolagem e aterrissagem de aeronaves ATR 72, como determina a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Planejamento, já vistoriou mais de 30 imóveis, dos 97 que deverão ser desapropriados. A medida se faz necessária mediante irregularidades detectadas pela agência, que comprometem as margens de segurança da pista.

De acordo com as informações, irregularidades foram encontradas na faixa preparada, na de pista e na área de segurança de fim de pista, denominada RESA. A dimensão da pista de pouso e decolagem de Uberaba é de 1.759m x 45m e segundo a ANAC a faixa de pista necessária para operar com o modelo de aeronave ATR 72, como é feito hoje, já se encontra com residências, que se não foram realocadas, só permitirá pouso para aeronaves cód. 2, ou seja, menores.

Para o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, a possibilidade de redução do número de voos tem impacto negativo no crescimento de Uberaba e, por isso, a medida adota pela administração, que é de interesse coletivo, está em andamento.

“É uma situação que não tem retorno. Foi alheia a nossa vontade, mas nós temos que prosseguir com este trabalho. Nossa cidade, com o potencial de crescimento que tem não pode ficar a mercê de uma situação desta. É como o prefeito Paulo Piau sempre fala: O ideal seria construir o aeroporto internacional, mas como este projeto ainda está em discussão, não podemos esperar e criar uma situação que pode dificultar  o nosso desenvolvimento”, avaliou ele, lembrando das empresas que estão vindo para Uberaba e citando a chegado do etanolduto, gasoduto e da planta de amônia.

Junqueira revelou também que nos imóveis vistoriados a equipe tem sido bem recebida. Isso se deve, segundo o secretário, a transparência adota pela administração deste o início do projeto. Vale lembrar, que o governo passado sugeriu a desapropriações de 500 imóveis, no entanto, em 2013, após vários estudos o número foi reduzido para 97. A prefeitura de Uberaba, ainda em setembro, publicou o decreto tornando a área como de utilidade pública.

A vistoria é feita por equipe técnica, como engenheiros e assistente social, que conversam com a família para verificar qual a alternativa para que liberem o imóvel, além de fazerem medição e avaliação estrutural dos imóveis. “Esta vistoria servirá para as avaliações, com a intenção de chegarmos aos valores dos imóveis, lembrando que tem imóvel com escritura, sem escritura e de locação. Também queremos ouvir as pessoas sobre suas intenções. Se preferem o valor em dinheiro, em outro imóvel nas proximidades, ou mesmo dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Depois apresentaremos para o prefeito, que buscará estes recursos em Brasília. Em nossa avaliação, o cronograma está dentro do previsto e acredito que entre março e abril as vistorias estarão concluídas”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar