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PROCON

27/12/2013 - Procon realiza quase 15 mil atendimentos em 2013

O Procon/Uberaba registrou este ano, 14.321procedimentos no Setor de Atendimento ao Público. No topo das reclamações está o setor financeiro com 10.505, ou seja, 35,55% das reclamações, que variam entre cartão de crédito, bancos, financeiras, empréstimo consignados, negociações de dívidas, entre outros. Na sequência, 21.55% são de reclamações sobre serviços essenciais (energia elétrica, operadoras de telefonia, água), 20.77% de produtos (bens móveis em geral), 16,77% de serviços privados, seguido de habitação com 2.64%, Saúde com 2.18% e o setor de alimentos com 0.75% das reclamações.

De acordo com a diretora do Procon, Eclair Gonçalves, diferente de alguns anos, quando a telefonia ficava no topo das reclamações, agora são as questões financeiras, “elevadas, principalmente, pelos empréstimos consignados”. Segundo ela, a uma preocupação de entidades, inclusive, internacionais, que atuam na área de defesa do consumidor, com o que denomina-se de política predatória de recompra entre as financiadoras.

“Essa situação é preocupante. Infelizmente, também notamos que pessoas idosas são vítimas e não apenas das financiadoras, mas também por membros da família que as utiliza para conseguir estes empréstimos. Neste quesito também é motivo de alerta o super endividamento e a falta de análise do orçamento familiar. Ou seja, é um quadro extremamente prejudicial”, explicou a diretora.

Dos 14.321 procedimentos, 801 se tornaram processos administrativos, ou seja, quando a demanda não pode ser resolvida no atendimento preliminar. Destes 801 processos, 217 resultaram em audiência de conciliação com 97 acordos. Também foram efetuadas 3.600 orientações via telefone sobre questões que afetam as relações de consumo.

Para Eclair o número revela o trabalho eficiente da equipe do Procon. “Os números atestam que a equipe do Procon é técnica, qualificada e focada. Além destes atendimentos, conseguimos fazer um trabalho diferenciado no controle de preço, fiscalização, presença na rua, ou seja, uma atuação eficaz e de resultado. Vale lembra que estes dados ainda não estão fechados. Acreditamos que no final de dezembro fecharemos com mais de 15 mil atendimentos”, disse ela, revelando ainda que amanhã, dia 27, um nova pesquisa sobre preço de combustível deve ser divulgada.

A pesquisa revelará a porcentagem do reajuste do preço de combustível em Uberaba.

 

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

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