WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

08/12/2013 - Prefeitura lança Programa Agrovila

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento – Sagri - lançou nesta sexta-feira (06), o Programa Agrovilas. Ele consiste em dotar as comunidades rurais do município de Uberaba de equipamentos, instrumentos e políticas públicas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, saneamento, habitação, esporte, lazer e cultura, além de arranjos produtivos locais, a fim de fazer com que o homem do campo possa permanecer em sua comunidade, de modo sustentável e com dignidade.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atividade agropecuária no Brasil, representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do País, o que corresponde hoje a 22% do PIB brasileiro e equivale a R$ 918 bilhões. Atualmente 33% do PIB Agropecuário é gerado por agricultores inseridos na Agricultura Familiar, que representa 84% dos estabelecimentos rurais e 74 % da mão de obra no campo, totalizando 4,3 milhões de unidades produtivas. Em Uberaba, a população rural representa 2,23% da população e possui 3.251 propriedades rurais e 3.398 produtores rurais no município.

Notavelmente emocionado, pela implantação do projeto Agrovila, que sempre foi uma das suas bandeiras de trabalho, o prefeito Paulo Piau lembrou que esta é uma conquista para toda a sociedade, uma vez que o agricultor de hoje diversifica suas atividades, e com a soma delas é que dá rentabilidade para o seu negócio e sustenta sua família. “Cada agrovila tem uma vocação, e esta tem que se firmar como um arranjo produtivo local, provocado pelo poder publico, mas nunca sem a participação e vontade de seus habitantes, todos os produtores rurais”, frisou ele.

O prefeito ainda destacou o anuncio da vinda do gasoduto para Uberaba reforçando que, com o crescimento da cidade, o produtor rural precisa começar a se preparar para alimentar a população da cidade que irá crescer muito nos próximos anos. “Com o lançamento do Programa das Agrovilas queremos tornar a comunidade rural uma mini cidade. Terá educação, lazer, saúde, infraestrutura e diversos outros benefícios que irão assegurar a dignidade do homem do campo permitirá que ele continue realizando esse trabalho que é essencial para o desenvolvimento de uma cidade”, enfatizou Piau.

O secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, apresentou o programa aos produtores presentes e destacou a atuação das secretarias municipais e dos parceiros que irão trabalhar em harmonia para que o serviço se desenvolva com qualidade. “Esse é um programa que irá beneficiar o homem do campo e o produtor rural. Com as Agrovilas vamos melhorar a educação, a saúde e o bem estar no meio rural e também, aquilo que não for possível ser implantado diretamente no campo, daremos condições para que os produtores possam vir até a cidade e se beneficiarem assim como o morador da cidade”, afirmou Danilo.

O Programa Agrovila vai contemplar as comunidades rurais da Baixa, Calcário, Palestina, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Fé, Santa Rosa, São Basílio, Capelinha, Serrinha, Mata da Vida, Mariitas, Santa Mônica, Vale do Sol, Parque do Café, Recanto das Flores, Vila Real, Morada do Verde, Portal do Sol, Bouganville, Chácara Rio Claro, Dandara, Monte Castelo – Maringá, Tereza do Cedro, Pró Roça, Paz na Terra, Moreiras, Serraria, Espinha e a Comunidade de Minas Gerais.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar