WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

30/11/2013 - Ministro da Agricultura visita Uberaba

A preocupação com a lagarta da soja fez com que o ministério decretasse estado de emergência. Aproveitando a visita o prefeito Paulo Piau apresentou algumas reivindicações.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, esteve hoje (28) em Uberaba para apresentar a portaria que decreta o estado de emergência para ao combate a praga. O ministério da Agricultura decretou, através da portaria 1.166/13, no Diário Oficial da União estado de emergência fitossanitária devido ao surto da praga Helicoverpa Armigera (Lagarta da Soja) nos estados de Goiás e Minas Gerais.

A cidade de Uberaba se destaca no cultivo de grãos. Em Minas Gerais, que é a maior produtora de milho e 2º lugar na produção de soja o inseto causa prejuízo, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão. A lagarta já provocou prejuízos de mais de R$ 2 bilhões de reais em menos de um ano e além de ser uma espécie exótica a lagarta possui alto poder de destruição e é resistente à diversos inseticidas.

Com a medida, os locais estabelecidos poderão adotar ações emergenciais para o manejo integrado da lagarta, como o vazio sanitário, proibindo o plantio de determinadas culturas agrícolas durante um tempo, a implantação de áreas de refúgio e a destruição de restos de culturas.

Foto: Sebastião Santos



Além disso, fica permitida a importação de produtos agrotóxicos com substância Benzoato de Emamectina como ingrediente ativo, desde que o uso siga as orientações da portaria, e as propriedades sejam acompanhadas por fiscalização.

Em Minas Gerais o decreto atingiu 88 cidades, inclusive Uberaba. Segundo o prefeito Paulo Piau ainda não tem indícios que a praga atingiu a cidade. “Por ser uma praga invisível temos que nos precaver, nos cercar de qualquer forma”, afirma o prefeito.

Na ocasião o prefeito Paulo Piau fez reivindicações ao ministro em prol da cidade e região. As reivindicações focaram na Embrapa, aumento no número de Fiscais do Porto seco, o Centro Nacional do Trigo e o Centro de Capacitação do Girolando.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar