WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

09/11/2013 - Secretário irá sugerir mudança organizacional na Secretaria da Administração

A maioria das prefeituras tem problemas semelhantes à de Uberaba no tocante a avaliação de desempenho e cargos e salários. A afirmação foi feita pelo secretário de Administração, Carlos Bracarense, após participação no Congresso de Gestão de Pessoas no Setor Público, ocorrido em São Paulo. Bracarense, que foi acompanhado de diretores da área de recursos humanos, afirmou que apresentará ao prefeito Paulo Piau, algumas sugestões relativas à estrutura organizacional da prefeitura, que envolve também o trabalho que está sendo executado pela Fundação Getúlio Vargas.

“Ficou claro que os casos de sucesso apresentados na área de recursos humanos, foram de governos que colocaram a área de gestão de pessoas estrategicamente, como um diferencial na estrutura organizacional. Ou seja, valorizando esta área, dentro de um contexto político e de tomada de decisão. O prefeito Paulo Piau está sempre atento e preocupado com a questão de recursos humanos e acredito que teremos sugestões interessantes para apresentar na próxima reunião”, disse o secretário.

O congresso foi realizado pela Academia Nacional de Gestão Pública, nos dias 06 e 07 de novembro e contou com a participação de técnicos e gestores de vários órgãos públicos como, prefeituras, governo de Estado, União, autarquias iniciativa privada, entre outros. Todos os temas foram abordados através de casos reais ocorridos no serviço público.

As questões que envolvem gestão de pessoal foram as que geraram maior debate, visto problemas como plano de cargo e salário, avaliação de desempenho, modelo de gestão, foco na área de recursos humanos e concursos públicos. “Em relação a concursos verificamos a necessidade de uma pré-avaliação de sua real necessidade. Este sistema tem sido utilizado pelo governo do Estado de Minas Gerais, cujo setor de RH é que faz o levantamento da demanda, verificando in loco a real necessidade. Sendo que lança o concurso, apenas após as avaliações e aprovação de uma comissão ou câmara criada para este fim. Tem dado um resultado positivo e é algo que temos que colocar em análise em Uberaba. Também foi muito discutido o redimensionamento das carreiras com vista a melhorar a remuneração”, afirmou Bracarense.

Para o secretário, o mais importante é buscar mecanismos que dinamizem a gestão de pessoal, que garanta a boa aplicabilidade de recursos públicos para este setor, bem como possibilite que a prefeitura ofereça condições de valorização salarial, profissional e de carreira para os servidores.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar