WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

05/11/2013 - Sagri em parceria com IFTM promove curso de capacitação

Foto: Sebastião Santos

 

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), e o IFTM (Instituto Federal do Triangulo Mineiro), promoveram na tarde de hoje (4), o curso de capacitação “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” para funcionários de 12 empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O curso teve duração de quatro horas e o objetivo é ensinar os funcionários de empresas do ramo alimentício a manusearem corretamente os alimentos levando em conta a assepsia e o armazenamento.

A coordenadora do curso Elaine Donata Ciabotti afirma que em Uberaba existem dois problemas principais sendo eles a falta de conhecimento do manipulador do alimento e a má qualidade da água no processo de fabricação. Elaine destaca que o foco do curso ofertado hoje são funcionários de empresas que processam carne de uma forma geral. Ao todo foram cerca de 30 pessoas de 12 empresas inscritas para o curso.

“Esse curso visa garantir a qualidade e segurança dos produtos contra contaminação ou doença que possa ser transmitida devido à má manipulação”, afirma o fiscal do serviço de inspeção municipal Giovane Tonelli. Esta é a segunda turma do curso, e ele esta sendo dividido por segmentos do ramo alimentício. “Ano que vem teremos mais cursos, nossa meta é capacitar todos aqueles que produzem ou manipulam gêneros alimentícios”, afirma.

Segundo Giovane, atualmente são cerca de 90 empresas certificadas com Registro de Serviço de Inspeção Municipal em diversas áreas de produtos de origem animal. Os interessados em fazer o curso devem estar vinculados às empresas cadastradas e comparecerem à Sagri, no Centro Administrativo da Prefeitura portando documento pessoal ou, o interessado deverá ser indicado pela empresa responsável.

Ainda segundo o inspetor as empresas que ainda não se cadastraram devem procurar a Sagri no setor de inspeção e requerer o certificado. “Nós passamos todo tramite legal para empresa conseguir o certificado”, afirma Giovane. E ainda pontua que a certificação conta com várias etapas. “Para obter o certificado verificamos desde a adequação estrutural, documental, treinamento de funcionário, dentre outros”, completa.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar