WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

03/10/2013 - Comissão aponta falhas no projeto do BRT e estipula novo prazo

Caso implantado como estava previsto, o sistema causaria sérios problemas no trânsito e traria riscos aos pedestres

Mediante recomendação da Comissão Especial sobre o BRT (Bus Rapid Traffic), o prefeito Paulo Piau informou hoje (02), através de coletiva com a imprensa, que o sistema será entregue apenas entre os meses de março e abril de 2014. Formada pelos secretários, Claudio Junqueira (Planejamento), Roberto Indaiá (Infraestrutura), Carlos Bracarense (Administração), Emanuel da Paixão Kappel (Sesttrans) e Paulo Salge (Procuradoria), a comissão foi instituída pela portaria nº 129, em 30 de agosto de 2013, com o objetivo de “conhecer, tratar e discutir todas as causas dos problemas ocorridos na implantação do sistema e também às soluções, assim como ações e/ ou procedimentos que deverão ser adotados por cada órgão envolvido, visando garantir sua resolução, dentro de um prazo previamente estipulado”.

De acordo com as informações da comissão, o principal motivo do atraso foi a falta do projeto de sinalização semafórica inteligente e também a falta de recursos no orçamento, haja vista que a gestão anterior não deixou recursos em caixa para dar continuidade ao projeto. Sendo assim, a atual administração terá que desembolsar da fonte 100, ou seja, de recursos próprios e sem previsão orçamentária, R$ 8,5 milhões. “Nos deparamos com estas situações. Nossa intenção era agilizar e entregar o mais rápido possível, mas entendemos que o sistema semafórico é que dará agilidade e segurança no transporte dos passageiros, aos pedestres e ao trânsito em geral. Então optamos por finalizar o projeto e entregar quando todas as etapas estiverem concluídas. É uma questão de responsabilidade e segurança para com as pessoas”, afirmou Piau.

Relatório - No que diz respeito ao Terminal Leste, de responsabilidade da prefeitura, está em andamento o serviço de implantação da estrutura metálica, estando concluído os serviços de terraplenagem, fundações, drenagem pluvial, rua lateral, barreira de New Jersey, base de pátio de manobra dos ônibus. De acordo com o relatório os próximos serviços serão de concretagem do pátio de manobra, piso da plataforma, sistema elétrico/hidráulico/telefonia, construção das guaritas, sanitários, bilheterias. Também está previsto a colocação de para raios e contenção de muros de algumas residências lindeiras.

Foto: Sebastião Santos



Sob a responsabilidade das empresas coletivas Líder e Piracicaba, através de acordo sacramentado na gestão passada, o Terminal Oeste, na Univerdecidade, está em fase de execução da base do pátio de manobra. Foram executados os serviços de terraplenagem do terminal, drenagem pluvial e rua lateral. Restam ainda a serem executados os serviços de fundações, estrutura metálica, cobertura, concretagem, piso, entre outros. Os membros da comissão, durante a coleta de informação e análise, destacaram que os principais problemas que levaram ao atraso das obras foram: problemas judiciais envolvendo a desapropriação de parte da área, contratação feita pela Líder e Piracicaba,  de empresa para execução dos serviços de terraplanagem e pavimentação (houve utilização de materiais inapropriados, resultando na determinação da prefeitura para que o serviço fosse refeito) e também a necessidade de redes de drenagem pluvial, que foi realizada pela prefeitura, mas que não constava no projeto e apresentava risco de inundação do terminal.

No que diz respeito às estações tubo, as mesmas estão instaladas na avenida Leopoldino de Oliveira. Em acordo feito com a empresa contratada para o serviço, que deverá realizar acabamento, climatização, instalações elétricas, de portas e catracas, a execução está prevista para ser realizada até o final de novembro de 2013. Os empresários da Fabstell explicaram a comissão que a empresa não cumpriu a ordem de reinício, devido a uma série de problemas internos.

No que diz respeito ao sistema semafórico, a contratação do projeto foi concluída e, segundo o prefeito Paulo Piau, em breve será publicado o edital para contratação da execução do projeto. O sistema semafórico inteligente garantirá que os ônibus operem com agilidade e segurança, sincronizando semáforos e permitindo uma passagem segura dos pedestres, ao mesmo tempo em que viabiliza a passagem de veículos pelas ruas que cortam a avenida, sem prejudicar o sistema BRT.

 Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar