WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/09/2013 - Secretaria de Agricultura aponta soluções para piscicultores

Devido as altas demandas das comunidades rurais de Uberaba para a manutenção e construção de tanques escavados para a piscicultura, o  Secretário de Agricultura, Danilo Siqueira e o Secretário de Infraestrutura Roberto Indaiá tiveram uma reunião com o  vereador Marcelo Borjão onde foram discutidas soluções para os piscicultores da região de Uberaba.

As demandas dos piscicultores eram levadas para a secretaria de Infraestrutura, que é responsável por realizar as construções dos tanques. No entanto, conforme Indaiá a secretaria encontrava barreiras em realizar o serviço, pois os pequenos produtores não possuíam as licenças necessárias.

Por ser uma atividade que modifica o meio ambiente, a prática da piscicultura carece de Licenciamento Ambiental do Estado e outorga de água pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), o que torna difícil a obtenção da licença pelo pequeno produtor.

Segundo o a secretário de Agricultura Danilo Siqueira, além da grande burocracia, um dos obstáculos em conseguir a outorga é que o atendimento do IGAM na região está localizado no município de Uberlândia. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas é responsável pelo planejamento e administração de todas as ações voltadas para a preservação da quantidade e da qualidade da água em Minas Gerais

Mediante o quadro apresentado, ficou decidido na reunião, que agora as demandas referentes a construção e manutenção de tanques escavados serão direcionadas para a Secretaria de Agricultura. “Daremos todo o respaldo necessário para que o pequeno produtor consiga as licenças ambientais para a prática da piscicultura”, garantiu Siqueira.

Durante a reunião o secretário de Agricultura também lembrou que não basta incentivar a piscicultura, é preciso estudar maneiras de escoar a produção. “Pretendemos levar o peixe para alimentação escolar. Esta ação ajuda o pequeno produtor e também na melhoria da alimentação dos alunos”, destacou.

 O vereador Borjão destacou a possibilidade da criação de abatedouro de peixes em Uberaba, já que o mais próximo fica no município de Ponte Alta.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar