WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

27/09/2013 - Convênio estabelece melhorias para Agricultura Familiar

O estreitamento de ações entre a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (SAGRI) e Governo Federal intensificou o trabalho de compra e distribuição de produtos da Agricultura Familiar. Neste ano, cerca de 1,5 milhão de reais provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, foram destinados para aquisição de mercadorias junto aos produtores da Agricultura Familiar.

Toda ação é desenvolvida através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Produtos como frango, ovos, iogurte, legumes, frutas, entre outros, serão adquiridos pelo programa. Cada agricultor familiar pode fornecer ao município, o equivalente em até R$5.500,00 por ano. Com o novo convênio, os valores pagos pelos produtos serão repassados diretamente para cada produtor, numa relação direta. No total, serão 700 toneladas de alimentos que vão beneficiar cerca de 327 intituições cadastadas junto ao Banco de Alimentos.

Segundo a coordenadora de Projetos da Sagri, Anna Karolina Alkimin, essas mudanças no convênio vão garantir o bom atendimento aos produtores, como também o pagamento imediato no fornecimento, além da clareza no processo de compra, o que para uma administração é fundamental. “Neste novo convênio de 60 meses, podendo ser prorrogado por mais 60, já temos garantidos os recursos para atender a demanda do município. É claro que cada ano terá uma nova realidade e isto já está previsto no contrato”, explicou Anna Karolina, destacando que anteriormente, alguns produtores desistiram de fornecer seus produtos para o município, pois em alguns casos, eles esperavam mais de seis meses para receber.

O secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, lembrou que esta ação vem ao encontro com o trabalho idealizado pelo prefeito Paulo Piau de garantir a sustentabilidade do Agricultor Familiar e oferecer alimentos de qualidade, com preços de mercado às instituições filantrópicas que desenvolvem excelentes trabalhos sociais na cidade. “Temos uma equipe de pessoas comprometidas com a geração de fonte e renda, isto nos coloca em situação favorável diante de todo o cenário vivido por outros municípios”, finalizou Danilo Siqueira.

Jornalista kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar