WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

11/09/2013 - PMU lança Semana do Peixe

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), lançou na manhã desta terça-feira (10), a Semana Nacional do Peixe em Uberaba. O evento realizado no anfiteatro do Centro Administrativo contou com as presenças do prefeito Paulo Piau, da superintendente federal de Pesca e Aquicultura do estado de Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, secretários municipais, autoridades locais e vereadores. Na programação que teve início no dia 8 e vai até o dia 18 de setembro, constam várias atividades que serão desenvolvidas.

A criação da Semana Nacional do Peixe tem como objetivo estimular as pessoas a consumir mais peixes em todo território nacional, por ser um alimento que trás inúmeros benefícios à saúde, como também para fortalecer a criação e comercialização do pescado em cada município.

Foto: Enerson Cleiton



O prefeito Paulo Piau lembrou o significado do nome de Uberaba, que em sua origem significa “Águas claras, cristalinas” e ressaltou a importância do município em todo cenário estadual e nacional. Paulo Piau citou ainda o trabalho da administração, principalmente da Secretaria de Agricultura, pasta responsável pela implantação e suporte das Agrovilas no município. “Nosso papel como gestor público é auxiliar e buscar incentivos para o desenvolvimento da sociedade, principalmente para a classe menos desprovida. Acredito que o pescado vai viabilizar muitos negócios em nossa região, principalmente como fonte de renda para os pequenos produtores”, finalizou Paulo Piau.

“Uberaba é uma cidade de grande representatividade em todo estado e país. Ações como esta, é mais do que incentivo, é uma alavanca para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade”. Estas foram as palavras da superintendente federal de pesca e aquicultura do estado de Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, ao fazer referência do trabalho que está sendo desenvolvido para expansão da piscicultura no município. Vanessa reforçou ainda o compromisso do governo federal em incentivar o setor com linhas de financiamento de projetos voltados para o pescado. “Estamos de portas abertas para oferecer todo suporte necessário, para que o programa de incentivo a piscicultura seja incrementado no município de Uberaba”, explicou.

Para o titular da Sagri, Danilo Siqueira, todo trabalho  está voltado para diversificação da produção no município, principalmente, para atender os pequenos produtores na expansão do pescado na região. “Somos produtores de hortifrutigranjeiros, grãos e carne. O pescado já está implantado em nosso município, o que estamos fazendo agora é buscar alternativas para os  produtores aumentar a produção e consequentemente a comercialização do pescado em nosso município”

A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, destacou os valores nutricionais que o peixe tem, como também da qualidade que a merenda passa a ter com a inserção do pescado junto à alimentação escolar. “Falar de educação, é falar de transformação. Para isto é necessário passarmos pelo processo de transformação. Trazer o peixe para o cardápio da merenda escolar é algo muito significativo e de fundamental importância mas é necessário haver maior adequação nos valores praticados”, finalizou Silvana Elias, destacando que o peixe ainda é uma carne inacessível para muita gente e que é necessário haver redução no preço praticado para o que consumo seja maior.

Jorn. Kiko Marinelli -

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar