WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/08/2013 - Produtores de Hortifrutigranjeiros buscam criação de cooperativa

Produtores de hortifrutigranjeiros de Uberaba participaram na manhã desta quinta-feira (22), no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, de reunião para tratar da criação da cooperativa da categoria. Atualmente os produtores estão aliados pelo sistema de associação, que conta com cerca de 150 produtores inscritos ativos.

O encontro trouxe a Uberaba o técnico Eugênio Paccelli, Coordenador Estadual da EMATER que ministrou palestra sobre o cooperativismo. Segundo Paccelli, o trabalho de realizado por uma cooperativa é bem diferente da associação, sem contar que a cooperativa é a porta de acesso para o mercado, o que garante maior escoamento dos produtos com melhor preço. “O sucesso da cooperativa depende de muitas situações, a principal delas, é a utilização do sistema “5P”, ou seja, participação, persistência no negócio, profissionalismo, planejamento e propósito. Se trabalharmos desta maneira teremos maiores condições para a consolidação e sucesso do negócio”, destacou Eugênio Paccelli.

De acordo com o diretor de Departamento de Produção da Sagri, José Geraldo Celani, o encontro serviu para esclarecer e conscientizar os produtores da importância da cooperativa como forma de concentração de forças com o mesmo objetivo e principalmente para a capacitação dos interessados nesta questão. “Esta é uma excelente oportunidade para fortalecer a categoria e a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros do município, além é claro, da qualificação dos produtores, que é de fundamental importância para todos”.

De acordo com Sérgio Antônio Nepomuceno, presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Vale do Rio Grande – Horvagra, a criação da cooperativa vem de encontro com as necessidades dos produtores para conseguir atender uma fatia maior do mercado e garantir a comercialização dos produtos, principalmente do hortifrutigranjeiros. “Este processo de implantação da cooperativa vai possibilitar que o pequeno produtor tenha um planejamento melhor da sua produção e venda do produto. Cerca de 75% da cooperativa será formada por produtores da Agricultura Familiar e o restante de outros pequenos produtores”, frisou Sérgio Nepomuceno.

A reunião contou também com a presença da Polícia Militar de Uberaba, através do Cel Laércio Reis que apresentou o trabalho realizado pela Aisp Rural. Desde a sua implantação a Companhia Rural já cadastrou mais de 2 mil propriedades rurais dentro do município de Uberaba, um trabalho que, segundo o comandante da PM, tem trazido resultados satisfatórios. “A parceria e participação efetiva do produtor rural é de fundamental importância para o sucesso das operações realizadas. Hoje além da Polícia Militar, temos também a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros que trabalham em parceira em prol do homem do campo”, disse Laércio Reis, que destacou ainda, que o trabalho é realizado em dois formatos. Em primeiro lugar, a prevenção e depois o atendimento de urgência e emergência em toda área rural.

Jornalista Kiko Marinelli 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar