WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

21/08/2013 - Prefeitura de Uberaba busca parceria com IEF

Em reunião realizada na tarde da última segunda-feira (19), com representantes do Instituto Estadual de Floresta – IEF em Uberaba, o secretário Danilo Siqueira, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Sagri, discutiu propostas para nova parceira entre o município e a instituição. Além do fornecimento de mudas de árvores para o município, a atual administração municipal busca alternativas para que ações hoje realizadas somente nas regionais do Instituto (Uberlândia) sejam resolvidas em Uberaba.

Segundo Danilo Siqueira são muitas as reclamações quanto a este procedimento. Com a mudança da lei e a criação das regionais, muitas cidades perderam o poder de decisão de resolver questões referentes ao setor, ficando a cargo somente das regionais.

“Para se ter uma ideia, por exemplo, se um fazendeiro precisa retirar de sua propriedade vários tocos de árvores em seus pastos, ele consegue a autorização em Uberaba, mas se ele precisar montar um forno para fazer carvão dos tocos arrancados, ele precisa protocolar o pedido em Uberlândia. Esta situação é uma mostra do desgaste que enfrentamos em nosso município”, exemplificou o titular da Sagri.

Danilo destacou ainda que o coordenador do IEF em Uberaba, Salvador Ronaldo da Silveira, se mostrou sensível à situação, mas lembrou que a decisão foi tomada em cumprimento da lei e que toda mudança necessita de alteração e aprovação de leis, mas que entende a dificuldade e os transtornos que a mudança vem causando.

Parceria - A parceria discutida em reunião trata-se de fornecimento de mudas para o plantio em toda a cidade, através de um planejamento setorial, ou seja, adotar um bairro novo para fazer toda a arborização do local. Na proposta em estudo, o município arcaria com a manutenção de água, energia, aluguel do prédio onde funciona o IEF, além do fornecimento de um funcionário. Em contra partida o IEF fornecerá mudas de árvores. No último convênio celebrado, que encerrou em dezembro de 2012, o IEF ficou responsável em fornecer cerca 25 mil mudas/ano.


Jornalista Kiko Marinelli 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar