WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/06/2013 - Sagri busca alinhamento com EMATER para intensificar o PRONAF

Realizada na manhã desta quarta-feira (10), a reunião entre Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) e coordenadores da EMATER de Uberaba foi marcada pelo alinhamento a cerca de liberação de recursos do PRONAF. O encontro serviu para avaliar os benefícios do financiamento e, principalmente, sanar dúvidas quanto aos critérios utilizados para a liberação dos recursos aos possíveis beneficiários.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF - criado em 1995 pelo Governo Federal, destina-se ao apoio financeiro das atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, exploradas mediante emprego direto da força de trabalho da família produtora rural. O PRONAF tem por objetivo fortalecer atividades do agricultor familiar, integrá-lo à cadeia do agronegócio, aumentar sua renda, melhorar o uso da mão de obra familiar e agregar valor ao produto e à propriedade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, existe em Uberaba cerca de dois mil pequenos produtores rurais. Deste total, 838 utilizaram a linha de financiamento do PRONAF no ano de 2012, número considerado baixo pelo secretário municipal de Agricultura Danilo Siqueira.

Para este ano, a atual administração tem como meta dobrar este número e, para isto tem disponibilizado equipe técnica que fará o trabalho de visitação junto aos pequenos produtores do município para levar instruções.

“Os recursos já estão garantidos para este setor, nosso papel é trabalhar junto ao produtor inserido na Agricultura Familiar para que este obtenha a documentação necessária para pleitear o financiamento”, disse Danilo Siqueira, destacando ainda o empenho do prefeito Paulo Piau junto ao agente financeiro, Banco do Brasil, para ampliar ainda mais esta linha de crédito e apontou a dificuldade dos produtores em arrumar a documentação necessária.

“Sabemos que muitos produtores ainda não conseguiram o financiamento pela ausência da DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF - um dos principais motivos do baixo índice de financiamento no município. Além da visitação dos técnicos nas propriedades, outras ações estão previstas junto aos produtores, com o objetivo de reverter esta situação”, finalizou ele.

DAP – É a declaração que identifica os agricultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

O pequeno produtor, inserido na Agricultura Familiar que tiver interesse na linha de financiamento do PRONAF, pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Uberaba, que funciona no Centro Administrativo, das 8h às 18 h de segunda à sexta-feira.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar