WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

18/06/2013 - Conferência Municipal discute novos rumos da cidade

Realizado no ultimo sábado (15), a 5ª Etapa Municipal da Conferência Nacional das Cidades reuniu dezenas de pessoas no Anfiteatro do Centro Administrativo Mário Pimenta. O encontro serviu para se discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento organizado da cidade, com total interesse na qualidade de vida da população. Na abertura do encontro, o prefeito Paulo Piau falou do trabalho realizado por sua equipe técnica e destacou alguns pontos como sendo prioridade de seu governo.

"Assumimos a Prefeitura de Uberaba com muitos problemas. Hoje sabemos da real situação e sei que temos muitos desafios, a exemplo, melhorar o índice de aprendizado de nossas crianças, melhorar o atendimento em nossos postos de saúde, preparar a cidade para receber novos investidores, oferecer moradia à nossa população, melhorar o saneamento básico e, principalmente, creio que o maior desafio é gerir a máquina pública de maneira correta", ressaltou.

Ainda segundo o prefeito, após minuciosa avaliação, nestes seis meses de governo, chegou a conclusão que "a gestão ideal é pouca burocracia e muito controle, visto que assumiu a prefeitura totalmente ao contrário, com muita burocracia e pouco controle". Piau fez questão de citar que o crescimento da economia trouxe o desenvolvimento e novos desafios e se não houver um bom planejamento, não se consegue avançar, pelo contrário, cria-se um grande problema social.

"Uma cidade que quer ser grande precisa de planejamento", foram com essas palavras que o secretário municipal de Planejamento, Claudio Costa Junqueira abordou os problemas existentes em grande parte dos municípios e citou que a falta de planejamento e a desigualdade social, são alguns dos principais problemas das cidades brasileiras já "o país não se programou, não se planejou e nem estabeleceu projetos pactuados com a sociedade civil, a fim de que fossem mantidos por governos sucessivos". Junqueira citou outras questões, como por exemplo, a destinação dos resíduos sólidos, mobilidade urbana e trânsito confuso, que são fatores que prejudicam e que causam desperdício de tempo e dinheiro.

Foto: Sebastião Santos



Diversas propostas foram apresentadas e debatidas por eixos temáticos entre os participantes, entre elas: Responsabilidades e possibilidades de pactuação dos três entes federados (União, Estado e Município), no sistema Nacional de desenvolvimento Urbano (SNDU); Aspectos financeiros para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, fontes, distribuição e aplicações; Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e Política de Desenvolvimento Urbano: Diretrizes para a integração das políticas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana, planejamento urbano e promoção da função social da propriedade.

No encerramento da conferência, o secretário de Planejamento reforçou que o planejamento aliado ao pacto social é a única saída. “Se queremos cidades melhores para viver, maior comprometimento da sociedade ante as demandas prementes, precisamos de grande  

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar