WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/06/2013 - Técnicos da SAGRI apresentam os avanços do Projeto Frango Caipira ao Secretário de Agricultura

O Secretário de Agricultura, Danilo Siqueira Campos, esteve reunido na quarta-feira (12), com o Presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triangulo Mineiro - CERTRIM, Luiz Henrique Borges, o vice-presidente Frederico Misson e o diretor do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Valdair Landim, para apresentação dos avanços do Projeto Frango Caipira.

O projeto apresentado pelos técnicos da SAGRI, Giovane Toneli, José Geraldo e Maciel Rodrigues, foi construído após uma visita realizada, em parceria com a CERTRIM, a um assentamento em Jataí - GO, que possui 180 produtores rurais que se destacam na produção de soja e pecuária. Nesse assentamento existe um mini abatedouro de frango caipira que funciona na região através de uma cooperativa e que tem sido um caso de sucesso na região.

No local os técnicos puderam ver na prática como funciona todo o processo de abate e analisaram a que pode ser implantado aqui e quais melhorias serão necessárias. Tomando por base o abatedouro de Goiás, com duas pessoas é possível realizar o abate de 100 frangos por dia. A estimativa de investimento inicial necessário para a implantação do projeto giraria em torno de 40 a 50 mil reais, incluindo o maquinário, a construção e os licenciamentos.

O Presidente da CERTRIM destacou que a ideia foi buscar formas de trazer renda para as pequenas e médias propriedades. “Nós temos que trazer para a nossa região, exemplos de produtores rurais que são bem sucedidos. Temos que mostrar para o pequeno produtor que sempre é possível melhorar e aumentar o rendimento da sua propriedade”, afirma Luiz Henrique.

Foto: Enerson Cleiton



Durante a reunião alguns pontos foram apresentados como, a necessidade de que se tenha uma inspeção municipal antes e durante o abate e a obrigatoriedade da presença de um veterinário durante todo o procedimento. A comercialização tem de ser feita sempre com o animal congelado, em embalagem com a rotulação seguindo as normas da ANVISA. Também é imprescindível que o local retire o licenciamento ambiental. Antes do abate o produtor deverá apresentar o protocolo das aves constando as vacinas obrigatórias e necessárias para o abate.

Outro ponto citado foi com relação à destinação dos resíduos líquidos e sólidos. Os líquidos, deverão ser colocados em fossas sépticas e os sólidos poderão ser utilizados na compostagem criando adubo para a fazenda. De maneira geral foi apresentado ao secretário toda a estrutura física necessária para a construção de um abatedouro dentro do previsto em lei que garanta o saneamento e a qualidade do produto.

Danilo reforça que a Secretaria de Agricultura tem o papel importante que é dar subsídio para que o pequeno produtor rural se desenvolva e destacou que as parcerias são fundamentais para dar o suporte necessário a tantos produtores. “A certrim é uma grande parceira da secretaria que tem nos trazido vários projetos e a experiência das cooperativas, o que tem nos auxiliado muito”, expressou o secretário.

Para Danilo o projeto do frango caipira está dentro das possibilidades financeiras da região e será um ganho muito importante para os produtores do município. “Acredito que é um projeto viável para a nossa realidade local, para os nossos assentamentos e para as nossas comunidades rurais e agora nosso trabalho será apresentar esse projeto aos pequenos produtores do município”, explicou Siqueira. 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar