WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

06/06/2013 - Sagri quer aumentar crédito para produtores rurais

Secretário está auxiliando projeto para descarte de subprodutos dos açougues de Ponte Alta. Danilo Siqueira também se reuniu com o presidente da Conafer esta semana

Com vista a garantir que os produtores rurais de Uberaba tenham condições de investir, visando o aumento da produção, o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, está em negociação com a Caixa Econômica Federal. “Estivemos conversando com a gerente da Caixa da avenida Leopoldino e explicamos a necessidade de abertura de mais linhas de crédito para o produtor. Precisamos garantir de maneira ágil e segura, que o produtor tenha acesso a recursos, visando a ampliação de sua produção, através da compra de equipamentos e insumos agrícolas”, disse.

Segundo Siqueira, a conversa foi positiva e uma nova rodada de negociação deve acontecer. O secretário disse ainda, que uma reunião com o Banco de Brasil está agendada, visando também à ampliação da oferta de linha de créditos para os produtores. “Sem crédito, não tem investimento e não tem aumento da produção. Por isso é preciso rever e melhorar esta questão”, destacou.

Ainda com o intuito de aumentar a produção, o secretário se reuniu com representantes da Emater para estabelecerem metas para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. O documento é necessário para garantir empréstimo do Programa. De acordo com Siqueira, “Uberaba está abaixo, no que diz respeito ao acesso ao programa visto a capacidade do município. Dar este estímulo é importante e acredito que junto com a Emater vamos conseguir atingir o objetivo e ampliar a emissão deste documento”.

Ponte Alta – Também esta semana, o secretário se reuniu com representantes de açougues de Ponte Alta, juntamente como vereador KaKá Se Liga. Na pauta o descarte de subprodutos dos animais abatidos. Segundo o secretário, a Vigilância Sanitária cobra uma solução para esta situação e, por isso, o vereador acionado pelos empresários, buscaram o auxílio da SAGRI.

Visando resolver o impasse, o secretário fez contato com um frigorífico qualificado para recolher o subproduto descartado, que demonstrou interesse em fazer o serviço. “Caso a negociação dê certo, de imediato teremos que construir um local adequado para que a empresa busque o descarte. De qualquer modo, já conseguimos viabilizar uma solução para resolver o problema, pois não queremos que os empresários fechem as portas e sim, que eles se adequem as normais da vigilância sanitária e vendam seus produtos, pois isto reflete também nos pecuaristas que comercializam gado de corte”, destacou.

Conafer – Com foco na venda de alimentos para o Governo Federal, o secretário de Agricultura também se encontrou com o presidente da Conafer – Confederação Nacional dos Agricultores Familiares, Carlos Lopes. O encontro teve como objetivo avançar nas negociações relativas ao PAD – Programa de Aquisição de Alimentos. Siqueira explicou que a SAGRI atuará no incentivo a criação de cooperativas nas comunidades rurais e assentamentos, com o objetivo de facilitar a participação no programa. “Fomentando este trabalho, aumentaremos nosso cinturão verde, geraremos mais emprego e renda nas comunidades rurais, pois com organização, teremos como vender mais. Avançamos na negociação, mas precisamos trabalhar esta questão de maneira efetiva junto aos produtores e é o que faremos”, finalizou.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar