WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

17/04/2013 - SIM de Uberaba é referencia para outros municípios

O Serviço de Inspeção Municipal desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento é modelo para implantação em outros municípios brasileiros. Técnicos do setor das cidades de Patos de Minas e Varjão de Minas estiveram em Uberaba a fim de conhecerem o serviço.

A reunião aconteceu ontem (16), no Centro Administrativo, onde os técnicos trocaram informações de cooperação para  implantação do serviço nas cidades vizinhas. “O SIM foi implantado no município de Uberaba no ano de 2009 e a cada dia tem sido aprimorado com a utilização de bons profissionais, associada à tecnologia”, destacou o diretor do departamento responsável pelo SIM, o médico veterinário Valdair Landim, que ressaltou ainda, que o trabalho é longo e incisivo, pois além de tecnologia, requer investimentos ao longo do processo de implantação.

Landim falou também que Uberaba já exportou informações para dezenas de cidades de diversos estados brasileiros e isto confirma que o serviço é de boa qualidade. “Trabalhamos na orientação, inspeção, fiscalização e monitoramento com o objetivo de manter o controle de qualidade dos produtos que chegam as mesas dos uberabenses, principalmente os produtos de origem animal, carnes e seus derivados, leite e derivados, mel, ovos, etc”, concluiu Landim.

O secretário de Agricultura de Patos de Minas, Carlos Guilherme Maimeg falou das dificuldades encontradas para a implantação do serviço na cidade, onde o trabalho será de educação junto aos comerciantes. “Estamos preocupados com a qualidade dos produtos que chegam a mesa da população, por isso viemos buscar mais informações sobre o Serviço de Inspeção. Creio que a maior dificuldade está na falta de conhecimento da população e principalmente dos comerciantes”, Carlos Guilherme destacou ainda que um intenso trabalho de educação será feito na cidade junto aos empresários.

Emancipada há 16 anos, a cidade de Varjão de Minas, também não conta com o Serviço de Inspeção Municipal e enviou equipe técnica para explorar o assunto junto às autoridades de Uberaba. Luís Eduardo Magalhães, secretário de Agricultura de Varjão de Minas, disse estar preocupado com o comércio ilegal de produtos industrializados, principalmente no que se refere aos produtos de origem animal. “É um trabalho árduo, não é fácil difundir o “novo” junto às pessoas que por muito tempo venderam carne, verduras e produtos de limpeza no mesmo balcão, sem nenhum cuidado específico no manuseio desses produtos”, concluiu ele.

Além da parte teórica, os visitantes visitaram algumas empresas de processamento de produtos de origem animal, instaladas na cidade de Uberaba e que já possuem a certificação municipal.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar