Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

30/01/2013 - Prefeitura vai investir na Agricultura Familiar

Produtores aptos a fornecer alimentos para a alimentação escolar vão receber assessoria técnica
 
Atualmente 81 produtores de hortifrutigranjeiros, ligados à Associação dos Horticultores do Vale do Rio grande (Horvagra), e 33 produtores de leite e derivados, ligados à Associação dos Produtores da Região da Boa Vista (APROBOV) estão aptos a fornecerem produtos para compor a alimentação escolar do município. A intenção da Prefeitura é fomentar a produção auxiliando os produtores. Representantes das áreas intervenientes da merenda escolar estiveram reunidos para definir o papel de cada um no processo. De acordo com o titular da Sagri, Danilo Siqueira Campos, a pasta disponibilizará assessoria técnica aos produtores, contando para isso com uma equipe formada por veterinários, agrônomos e zootecnistas, além de equipamentos agrícolas.“Vamos prestar total apoio aos produtores da Agricultura Familiar que podem contar com mercado garantido para os seus produtos.

De acordo com a legislação específica, anualmente no mínimo 30% do recurso repassado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ao município têm que ser aplicado na agricultura familiar, por meio de associações de produtores. Para a secretária de Educação e Cultura Silvana Elias mais do que isso, a agricultura familiar é um dos princípios do Governo Federal para fortalecer a geração de renda das famílias de pequenos produtores e que a merenda escolar com sua articulação com a agricultura familiar é um dos itens que compõem uma rede de segurança alimentar e nutricional.

Ela explica que “Secretaria de Educação investe atualmente os recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na aquisição de produtos para a agricultura e nesse sentido a secretaria quer estimular junto com a Sagri, a produção em larga escala de forma que possa oferecer aos educandos uma alimentação de qualidade com custo justo e que gere emprego e renda às famílias do campo”.
Para Silvana Elias, o ideal seria que todos os pequenos produtores estivessem em condições de serem fornecedores para atender toda a demanda na alimentação escolar, o que significaria mais renda recursos financeiros circulando no município. “O papel da Sagri neste processo é de fundamental importância visto que investir na agricultura familiar é gerar uma rede de inclusão social e geração de renda”, avalia a secretária. Ela justifica seu posicionamento explicando que através do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), do governo Federal, são viabilizados recursos para os municípios para vários programas e projetos como o de Cozinha Comunitária, Restaurante Popular, Feiras, Banco de Alimentos, Agricultura Urbana, Produção de Leite a Pasto, entre outros. “Precisamos aproveitar os recursos disponíveis do Governo Federal e aplicá-los onde realmente eles são necessários”, avalia Silvana Elias.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub