WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

18/01/2013 - Dívida milionária e falta de investimentos

Sendo mais um dos credores da Prefeitura de Uberaba, a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) não é hoje nem sombra do que foi nos anos 80. Com uma dívida de cerca de R$ 1, 2 milhão a receber do Município, resultado de cinco meses sem pagamento, a Empresa de Economia Mista tem a Prefeitura como sua maior acionista. Funcionando precariamente com equipamentos ultrapassados, alguns, inclusive, se tornando obsoletos e inseguros, a empresa precisa de investimento maciço e para voltar a prestar um serviço rápido e moderno. “Durante mesmo o processo de transição do governo municipal detectamos que a Codiub estava numa situação ultrapassada, com alguns equipamentos datados de 1998”, explica o presidente da empresa, Maurides Paulo Dutra, destacando que os funcionários se atualizaram, mas os equipamentos não acompanharam a modernização e o desenvolvimento da informática. Antes responsável por serviços como microfilmagem, gerenciamento de edificações públicas e o atendimento de pelo menos três cidades maiores do que Uberaba no processamento e impressão do carnê de IPTU, Codiub hoje é a responsável apenas pelo gerenciamento da tecnologia de informação da Prefeitura e por minúsculos projetos de duas cidades no estado da Bahia.

Maurides Dutra, que foi um dos responsáveis pela criação da empresa, lembra com saudade dos tempos em que a Cia era referência no setor. “Em 1987 a Codiub recebeu o premio concedido ao órgão de informática municipal mais moderno do país, durante Congresso Nacional de Informática em São Luiz do Maranhão (MA)”, diz ele. Para o presidente, a empresa não foi prioridade para os governos anteriores e por isso se encontra na atual situação.
“A Codiub honrou o nome de Cia de Desenvolvimento, hoje não honra mais”, conclui o seu atual presidente. O prefeito Paulo Piau tem colocado sobre a importância da Companhia e a necessidade do seu resgate. Segundo o prefeito, é preciso dar o exemplo. "Se é assim que a prefeitura tratava uma empresa do seu staff, que exemplo podemos dar para as empresas de Uberaba? Vamos sim resgatar a Codiub, pode levar tempo pois demanda investimentos, mas não podemos perder a história e a importância da companhia.", disse. 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar