WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

29/12/2012 - Prefeito e José Luiz inauguram obras civis da ETE Conquistinha

Inauguração das obras civis da Estação de Tratamento de Esgotos Ribeirão Conquistinha e lançamento do projeto de produção de biofertilizante do Codau marcaram as ações finais na área do saneamento da gestão atual do prefeito Anderson Adauto e o presidente da autarquia, José Luiz Alves. As solenidades foram nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro.

Adauto, em tom de despedida, afirmou que trabalhou para realizar uma gestão voltada para fazer o melhor por Uberaba e enfatizou que a persistência e a busca por recursos para as obras foram duas ações marcantes em seu governo. Destacou a atuação de José Luiz no Codau, ‘uma pessoa com perfil político e visão ampla do cenário nacional, duas características que muito contribuíram para que o município conseguisse as verbas para projetos como foi o caso do Água Viva’, citou ele.

Na ETE Conquistinha o prefeito fez questão de percorrer todo o canteiro de obras e visitar os galpões onde estão estocados os equipamentos, que serão colocados em funcionamento nos primeiros meses de 2013. As estruturas civis foram concluídas e restará para o próximo governo a finalização da obra, instalação de peças, bem como iniciar a fase da operação assistida. A estação está construída em uma área de 282,5 mil m2 e funcionará com a mesma tecnologia adotada para a ETE rio Uberaba.

A Estação Conquistinha, orçada inicialmente em R$ 12,6 milhões, integra o componente de esgotamento sanitário do projeto Água Viva e vai tratar 22% dos esgotos coletados na cidade. A ETE Rio Uberaba são processados 74% e a Estação Filomena Cartafina, outros 2% dos esgotos da cidade. Portanto, com as três em funcionamento a meta de 98% de tratamento de esgotos estará alcançada.

Lançamento do CodauFértil, um projeto de produção de biofertilizante. Foto: Enerson Cleiton Lançamento do CodauFértil, um projeto de produção de biofertilizante. Foto: Enerson Cleiton Lançamento do CodauFértil, um projeto de produção de biofertilizante. Foto: Enerson Cleiton

José Luiz também lançou na manhã desta sexta-feira o CodauFértil, um projeto de produção de biofertilizante. O lodo, resíduo do tratamento do esgoto que antes era encaminhado para o aterro sanitário será reaproveitado, transformado em um biofertilizante (organomineral) para fins agrícolas e florestais.

Para que a utilização desse produto na agricultura seja seguro, o lodo passará por tratamento térmico, através do forno micro-ondas, com o objetivo de eliminar as contaminações de agentes patogênicos e nocivos. Após esta etapa será agregado outros subprodutos ao lodo, como gesso agrícola, resíduo de lagoa de tratamento (RLT), organocompostos e fosfatados minerais.

O CodauFértil é um programa de sustentabilidade e já está sendo desenvolvido através de financiamento concedido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia/Fapemig e contrapartida do Codau. Os investimentos totais são na ordem de R$ 1.142. 623,00.

O presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra e o vereador Samuel Pereira participaram das solenidades ao lado dos diretores do Codau, Lauro Guimarães (Financeiro e Comercial) e Sandra Barra (Gestão Administrativa).
 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar