WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

05/10/2012 - Codau fará amplo programa de preservação ambiental

Codau fará amplo programa de preservação ambiental Codau fará amplo programa de preservação ambiental

Equipe do Codau e a Unidade de Gestão de Projetos (UGP) Água Viva estão elaborando um amplo projeto de proteção ambiental para o rio Uberaba. Ação neste sentido está inserida no escopo do Água Viva sob a supervisão do Banco Mundial. Consultor especializado na área esteve esta semana em Uberaba para apoiar as definições de diretrizes e prazos de implantação.

Para a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba serão adquiridas duas imagens de satélite, em alta resolução e contratado serviço de geoprocessamento que servirão de referência para a elaboração de um Plano Emergencial de Manejo da APA. Estes serviços serão financiados com recursos do Banco Mundial e com o plano será possível definir a gestão da APA para os próximos 30 anos, conforme explica o presidente do Codau, José Luiz Alves.

O dirigente observa ainda que o Centro de Educação Ambiental (CEA), na Univerdecidade, que pertence ao Codau e Prefeitura, abrigará um centro municipal de geoprocessamento, sob a coordenação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em parceria com a UFTM e Uniube e outras instituições de ensino. Professores e alunos serão capacitados por meio de cursos nesta área. As ações englobam ainda a implantação, com cessão de equipamentos e veículos, de uma Delegacia de Meio Ambiente.

José Luiz explica que essas propostas estão contempladas em um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Ministério Público Estadual. No TAC está previsto ainda recuperação de áreas degradadas na APA com replantio de árvores. Todas essas ações estão em fase de elaboração de edital para iniciar licitação e dar início ás contratações.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar