Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

04/07/2012 - Centro em Excelência na Produção de Alimentos produz 6 mil pães por dia

Centro em Excelência na Produção de Alimentos produz 6 mil pães por dia. Foto: Enerson Cleiton Centro em Excelência na Produção de Alimentos produz 6 mil pães por dia. Foto: Enerson Cleiton Centro em Excelência na Produção de Alimentos produz 2 mil sachês de suco de soja por dia. Foto: Enerson Cleiton

O CEPA - Centro em Excelência na Produção de Alimentos da Prefeitura de Uberaba atende hoje cerca de 130 instituições conveniadas com o município, entre entidades de assistência social, escolas, hospitais, além de secretarias e órgãos da prefeitura em geral. Com uma produção diária de cerca de 6 mil pães e 2 mil sachês de suco de soja, o CEPA também oferece cursos de panificação.

“Atualmente existe uma demanda grande no mercado de trabalho para padeiros, mas falta mão de obra. Nós oferecemos cursos para padeiros iniciantes e também para reciclagem de profissionais que queiram se especializar”, afirma Manuel Jorge Beltrão de Castro, Coordenador geral do CEPA.

De acordo com Beltrão, ainda para este mês de julho estão previstos dois cursos, um de panificação e um de confeitaria. Os cursos são realizados em parceria com a FETI e as inscrições podem ser feitas por meio da CEPA ou na sede da FETI. A data prevista para a realização dos cursos este mês é de 16 a 20 de julho. As aulas são gratuitas e os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3332-9196.

Além da produção de pães e suco de soja, a CEPA aproveita o bagaço da soja, extraído durante a produção do suco e utiliza essa polpa, popularmente conhecida como okara, durante o preparo dos pães e também na produção de uma espécie de farinha, que posteriormente é misturada a outros alimentos desidratados e é fornecida pelo banco de alimentos para a produção de sopas nas entidades assistenciais e escolas.

“A okara é uma excelente fonte de proteína e é bastante saudável. Nossos pães são produzidos com uma farinha especial, que leva okara e linhaça, tornando-se um pão mais saudável e rico em fibras. Além disso, nós produzimos nossos pães somente durante o dia, não necessitando da hora noturna do padeiro para que os pães fiquem prontos cedinho, já que utilizamos do sistema do pão programado, que possui baixa fermentação. Os pães fabricados aqui custariam cerca de 1/3 do preço praticado no mercado”, observa Beltrão.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub