WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

19/06/2012 - Codau assina contrato para automação

Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz Petrobras promove concerto da Orquestra Ouro Preto na 6ª às 20h, no Vera Cruz

O prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, assinaram nesta terça-feira, dia 19, o contrato de R$ 13 milhões para a implantação do sistema de automação dos processos operacionais da autarquia. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento 1 (PAC) – Programa Saneamento para Todos, com 10 % contrapartida do Codau. A empresa vencedora da licitação é a NWM Automação e Sistemas de Curitiba/PR.

O escopo do contrato visa a automatizar os processos de captação de água no rio Uberaba e da distribuição de água nos 10 Centros de Reservação do Codau. Os objetivos a serem alcançados são a otimização dos processos envolvidos nestas áreas e a melhoria da qualidade da água distribuída.

Na estação de Captação serão implantados processos de medição de nível do rio Uberaba, acima e abaixo da barragem de captação. Serão instados ainda equipamentos para o uso racional de energia, por meio de painéis de controle elétricos que promoverão a redução do consumo de energia e, por consequência, garantirão o aumento da vida útil dos equipamentos.   É na estação de recalque no rio Uberaba onde se concentra o maior consumo de energia do Codau por conta dos sete conjuntos de moto-bomba de 500 cv que realizam a adução da água bruta do rio Uberaba para a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Nos 10 Centros de Reservação (CR) serão instalados medidores de parâmetros de qualidade para verificar os níveis de cloro, flúor, Ph, turbidez e cor da água que será distribuída para a população. Ocorrerá também o controle no sistema de reservação com indicadores de nível dos reservatórios, vazão e pressão da água na rede. Todas as manobras dentro do CRs serão realizadas automaticamente, eliminado interferências externas e sendo assim o sistema garantirá operações estritamente corretas.

As informações de cada operação serão instantâneas e controladas por telemetria, via ondas de rádios e as informações das várias operações nas unidades distintas estarão ligadas à um Centro de Controle e Operações (CCO) a ser instalado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Os operadores locados nos Centros de Reservação e na Estação de Captação terão tarefas de analisar os dados disponibilizados e efetuar as medidas de correção e uma equipe ficará no controle de todas as operações.

Após a assinatura do contrato a empresa vencedora da licitação terá um prazo de três meses para desenvolver o projeto executivo e outros nove meses para efetuar sua implantação. O contrato prevê também 90 dias de operação assistida e mesmo antes deste prazo, ao longo da implantação da automação, os treinamentos serão sistemáticos, assim que cada etapa for finalizada.

O prefeito Anderson Adauto ressaltou que na prática a população vai sentir os efeitos desta automação com uma prestação de serviços mais ágil, mais eficiente e com maior qualidade da água ofertada. Por ocorrer maior controle de pressão, as possibilidades de intercorrências diminuem nas tubulações, portanto, reduzindo quebras de redes e manutenções.

José Luiz Alves completou afirmando que o Codau enfim, ‘dará um salto de modernidade, adotando uma tecnologia de ponta, deixando para traz a operação do sistema manual e arcaica para alcançar o mesmo nível das empresas mais modernas de saneamento do país’.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar