WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

14/06/2012 - Estudos para transformação do Jardim São Bento em condomínio fechado terão levantamento econômico

Estudos para transformação do Jardim São Bento em condomínio fechado terão levantamento econômico

Prefeito Anderson Adauto promoveu duas reuniões, na noite de quarta-feira (dia 13), para apresentar os estudos iniciais da proposta de transformação do Jardim São Bento em condomínio fechado. O primeiro encontro foi realizado na Vila Militar e o segundo no Centro Administrativo, onde o chefe do Executivo constatou que existem mais conflitos de interesse dos próprios moradores a serem beneficiados do que consenso.

Na reunião promovida na quadra da Vila Militar, com a presença de moradores do bairro vizinho e do próprio São Bento, a maioria dos presentes mostrou-se contrário a implantação do condomínio fechado. Já no Centro Administrativo, pessoas pró e contra o fechamento do bairro se manifestaram.

Anderson fez questão de salientar que a Prefeitura foi acionada por grupo de moradores do São Bento interessados na criação do condomínio, em função do anúncio do novo shopping naquela região, sendo receptivo à proposta. A Secretaria de Planejamento (Seplan) iniciou então os estudos técnicos, chegando a conclusão que o loteamento deveria ser separado em três áreas de condomínio, em função da necessidade de manutenção das vias de acesso, as chamadas artérias, para escoamento do trânsito de veículos e pessoas.

O prefeito salientou aos moradores da Vila Militar que teve a iniciativa de realizar aquela audiência pública para propor e não impor e para conhecer a opinião da comunidade. Disse ainda que a própria Vila Militar tinha o direito de pleitear a criação de seu condomínio fechado, dentro da legislação municipal em vigor. AA informou que a área do zoológico será preservada, mesmo após a transferência dos animais para local apropriado; rotatória será criada no acesso ao shopping com av. Rosa Grande Pousa; a associação e quadra do bairro permanecerão inalterados; Praça Pedro Garcez não sofrerá mudanças; rua Áureo de Oliveira não terá impedimento no tráfego por ser uma artéria importante; avenida Interbairros interligará a av. Lucas Borges a Univerdecidade; e becos serão transformados em ruas.

Anderson esclareceu que os interessados na criação do condomínio é que custearão a infraestrutura e manutenção, devendo ainda pagar 5% do valor da área aos cofres municipais, como compensação pelas benfeitorias existentes, recursos esses que serão destinados ao Fundo Verde, para manutenção de novas áreas de preservação no perímetro urbano, citando como exemplo a urbanização da Mata do Paço.

Na reunião da Vila Militar, o empresário Luiz Carlos França fez a proposta de que um plebiscito seja realizado para que a comunidade possa se posicionar a favor ou contra a implantação do condomínio, inclusive para tomar conhecimento de suas obrigações e direitos. No encontro do Centro Administrativo, outra proposta apresentada é que sejam feitos os estudos econômicos para projeção dos custos de implantação e taxa de condomínio, com o rateio sendo feito de forma igualitária e não por áreas. O trabalho será desenvolvido pela Associação dos Moradores do Jardim São Bento. Na oportunidade, vários moradores salientaram que a criação do condomínio visa aumentar a segurança de suas famílias, relatando a experiência de vários deles com assaltos em suas residências.

Ao final, Anderson declarou que é prefeito de todos e que a consulta e discussões precisam ser ampliadas. Desta forma, novas reuniões serão promovidas na sede da Associação dos Moradores da Vila Militar, que se dispôs a ceder o espaço. “As audiências públicas são instrumentos modernos de se ouvir a todos e é isso que estamos fazendo. E caso cheguemos a conclusão que o plebiscito tenha necessidade faremos a consulta pública”, observou.

 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar