WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/05/2012 - Sagri certifica 1 mil quilos de queijo por dia

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), que certifica produtos de origem animal em Uberaba, tem atuado, desde a sua criação em 2009, no desenvolvimento qualitativo e quantitativo da produção de queijos no município. No ano de 2009 eram certificados cerca de 300 kg de queijo por dia e em 2012 esse número subiu para 1.000 kg de queijos certificados por dia, um aumento significativo de 330%. Para produção de tanto queijo, são utilizados cerca de 7.500 litros de leite ao dia na fabricação do derivado. Cerca de 80% do queijo produzido é o Minas Frescal, seguido da Muçarela, Queijo Minas Padrão e Requeijão.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura monitoram com regularidade as 17 queijarias certificadas pelo SIM em Uberaba e a expectativa, segundo o Secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, é mostrar aos pequenos produtores sobre as vantagens e a importância de se ter um produto certificado pelo SIM, para que eles possam aumentar a produção e criar novas oportunidades de negócio no mercado. “Hoje nós contamos com apenas 10% dos produtores que fabricam queijo na região de Uberaba e são certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal, mas nós estamos procurando os produtores e mostrando a eles a importância de se ter um produto certificado pelo SIM. A adequação às normas para certificação tem um custo pequeno e caso eles tenham interesse nós oferecemos suporte e assessoria técnica gratuita para ajudá-los”, ressalta José Humberto.

Caso os pequenos produtores sintam dificuldade em adquirir equipamentos e aumentar a produção devido a recursos financeiros, a Sagri oferece assessoria gratuita para captação de recursos junto ao PRONAF, que é um projeto do Governo que oferece financiamento bancário a juros subsidiados para produtores. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar