WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

23/04/2012 - Substituição de adutora comprometida foi concluída

Substituição de adutora comprometida foi concluída

No meio da tarde desta segunda-feira (23/4) a equipe técnica do Codau concluiu a operação de substituição da adutora que interliga a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao Centro de Reservação (CR) 2 (Fabrício), comprometida por um acidente desde a última sexta-feira (20/4). E ainda no final de tarde desta segunda-feira recomeçou o bombeamento de água para este CR.

Logo após a reparação da adutora o Codau realizou várias manobras internas tanto na ETA, quanto na chegada da tubulação no CR2 – como descarga da linha para limpar e promover a desinfecção da rede, antes da liberação definitiva da distribuição. 

Encerradas estas operações a equipe de engenharia do Codau calcula a retomada paulatina do abastecimento para a região noroeste afetada pelo problema. Nesta segunda-feira, num primeiro momento, os técnicos esperavam que o reservatório do CR-2 tivesse nível suficiente para redistribuir para o CR-6. Sendo assim, é possível que entre terça-feira (24/4) e quarta-feira (25/4) ainda ocorra intermitência no abastecimento, pois será necessário um período de tempo para que os CR 6 (Olinda) 8 (Aeroporto) e 9 (Parque das Américas) que são interligados entre si, possam também estabilizar os seus níveis de reservação para que pressurizem as redes de distribuição dos bairros de sua área de influência.

O poço profundo, localizado no CR-6 continuou em atividade e auxiliando no abastecimento, além disso, foram desenvolvidas operações conectando os Centros de Reservação não afetados com o objetivo de redirecionar, no período noturno, água para a região noroeste.

Conheça a origem do problema

A principal adutora de 400 mm de diâmetro que sai da ETA e distribui água para o Centro de Reservação 2 (Fabrício) foi comprometida durante uma operação da empreiteira, responsável pela obra de construção da terceira Estação de Tratamento de Água. Na sexta-feira técnicos da empresa contratada faziam perfurações no solo da estação para fixar estacas da estrutura da futura casa de desidratação. Ao estaquear a área foi injetado acidentalmente cerca de 7m3 de concreto dentro da adutora bloqueando a passagem de água.

O que foi feito

Cerca de 60 metros de tubulações foram substituídos e a operação enfrentou dificuldade técnica devido à localização da adutora, que se encontra a cerca de 7 metros de profundidade, impedindo assim que o trabalho fosse mais acelerado.

Os bairros afetados são:

Fabrício, Parte do Centro, Jd. Espírito Santo, São Bento, Mercês, Tutunas, Olinda, Universitário, Recanto das Torres, Beija Flor, Pacaembu, Morada Du Park, Copacabana, São Cristóvão, Parque das Américas, Recreio dos Bandeirantes, Parte do São Benedito, Jd. Induberaba, Planalto, Estrela da Vitória, Santa Marta, Aeroporto, entre outros.

 

O Codau ainda mantém a orientação de redução do consumo de água nestes dias de recuperação do sistema. 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar