WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

30/03/2012 - Mulheres e Jovens que executam atividades rurais em Uberaba também vão ter acesso ao Pronaf

Reunião PRONAF Reunião PRONAF

Modalidades ainda não exploradas no município, o Pronaf Jovem (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e Pronaf Mulher dentro de pouco tempo estarão à disposição deste público alvo.
E isso só está sendo possível graças à parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), Banco do Brasil, Emater e Fundação de Ensino Técnico e Intensivo (FETI).
Mas para que os novos beneficiários tenham direito, eles deverão estar ligados diretamente ao pequeno produtor que já possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP, ou seja, esposa ou filho/filha.
Em Uberaba são cerca de 800 empreendedores rurais que já possuem essa declaração.
No caso das mulheres, com o financiamento elas poderão executar atividades como artesanato rural, avicultura caipira, produção de queijos e doces, entre outras.
Quanto aos jovens eles poderão executar atividades dentro da vocação familiar, como a avicultura de pequeno porte.
Mas para que os jovens tenham acesso ao recurso financeiro eles deverão atender normas contidas em portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar.
Uma das normas é ter idade entre 16 e 29 anos e outra é a conclusão de curso de 100 horas a ser oferecido pela FETI.
Durante reunião que contou com a participação do titular da Sagri, José Humberto Guimarães, do gerente do Banco Brasil/Uberaba, Rogério Aguiar da Silva, do gerente da Emater Gustavo Laterza e da diretora da FETI, Cristina Paranhos, ficou definido que neste primeiro momento três comunidades rurais serão contactadas. São elas Santa Rosa, Mata da Vida e Serrinha.
Reuniões com empreendedores destas localidades serão realizadas na segunda semana deste mês quando as novas modalidades serão apresentadas.
“Vamos preparar uma grade de cursos de acordo com a vocação das comunidades para serem oferecidos aos jovens que pretendem se transformar em empreendedores rurais e qualificá-los para terem direito ao benefício”, destacou a diretora da Feti, Cristina Paranhos.
Já o gerente do Banco do Brasil, Rogério Aguiar, afirmou existir recursos para as novas modalidades.
“Apesar dessas duas modalidades ainda não serem exploradas no município existe dinheiro sim destinado a elas e a juros de 1% ao ano”, garante Aguiar.
De acordo com o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, o alcance hoje do Pronaf no município é bastante substancial, visto que a Sagri se encarrega do atendimento da maioria dos interessados nesta modalidade de financiamento, incluindo visitas nas propriedades e elaboração de pequenos projetos.
“Vamos nos concentrar agora na busca de novos empreendedores, aumentando o número de benefícios com o Pronaf, visto que o universo de atuação que visa à implantação dos programas da Agricultura Familiar é muito grande tendo em vista que o município tem 65% de suas propriedades menores do que 96 hectares e, portanto enquadráveis nas normas que regulam o Pronaf”, explica Guimarães.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar