WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

23/03/2012 - CODAU encerra semana da água

CODAU encerra semana da água CODAU encerra semana da água.

O Codau encerrou nesta sexta-feira, dia 23 de março a Semana da Água superando as expectativas de público. Foram 10 mil alunos de escolas públicas e privadas de Uberaba e cidades vizinhas que se encantaram com o projeto de educação ambiental. Dezessete parceiros contribuíram com a montagem de estandes no Cine Teatro Vera Cruz e no Centro de Educação Ambiental, no Parque da Cidade, levando experiências positivas voltadas para a preservação da natureza.
Para o presidente do Codau, José Luiz Alves, a tarefa de despertar a consciência ecológica é uma ação de todos e do ponto de vista público a gestão integrada dos recursos hídricos está sendo bem conduzida no âmbito do Água Viva. ‘O projeto foi traçado para obter resultados práticos para a população em termos de saneamento, como é o caso do abastecimento público e tratamento de esgotos, além da drenagem urbana, preservação e conservação ambiental’, lembrou José Luiz.
Nos estandes do Codau os alunos puderam aprender como a água do rio Uberaba é tratada, chega às torneiras, vira esgoto e depois recebe tratamento para ser devolvida limpa para o rio novamente. A equipe da Secretaria de Saúde repassou técnicas de escovação e dicas para economizar água na hora da limpeza dos dentes. No palco da trupe circense completou a ideia e de forma lúdica ensinou que tomar um banho de 15 minutos, fechando o registro, pode-se reduzir o consumo em mais de 100 litros de água.
Alunos das Fachtus, UFTM e secretaria de Educação também repassaram conhecimentos sobre as formas de aproveitamento da água da chuva, a escola ecológica e a importância da água do maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, o aquífero Guarani, com ocorrência em vários estados brasileiros, inclusive em Minas.  A Cemig montou grandes tanques com os peixes, espécies nativas da região, criadas na Estação de Piscicultura de Volta Grande e ensinou como deve ser a preservação da biodiversidade e a manutenção da ictiofauna. O estande da Polícia Ambiental mais uma vez foi alvo de curiosidade dos alunos que puderam observar grandes animais silvestres do cerrado empalhados.
Práticas de reuso de materiais reciclados e aproveitamento do lixo, transformado em húmus também chamaram a atenção dos alunos que vieram de 56 escolas diferentes, públicas e privadas. Elas receberam total apoio do Codau para o transporte dos estudantes e segurança dos alunos. Mais de 60 de monitores também ajudaram na organização do evento. Os 10 mil alunos e professores receberam lanche e o kit da Turma da Clarinha, contendo a nova cartilha da mascote do Codau e uma nécessaire com pasta e escova de dente e fio dental. O espetáculo central da Semana foi realizado pelo grupo Todo Um de Teatro que representou no palco o livro SOS a Vida Pede Socorro, do escritor Uberabense Tiago de Melo Andrade. Foram 10 shows, com duas sessões por dia para atender a todo o público que prestigiou a Semana da Água. Sucesso também com a apresentação do terceiro DVD da Turma da Clarinha, que abordou o tema Higiene e Saúde.
Ivone Borges, a coordenadora do evento, resumiu o esforço conjunto de todos os parceiros que mais um ano se juntaram à proposta da Semana da Água. ‘Para que o desenvolvimento seja de fato sustentável, é necessário que os recursos naturais sejam respeitados e utilizados de forma racional. É este o desafio que nos propomos transmitir para estas crianças por meio da educação’
A Semana da Água foi realizada de 18 a 23 de março com apoio da TV Integração, Cemig, Polícia Militar, Museu do Zebu, Café do Padre, Nutriplus, Circuito dos Lagos, Grupo Alfa Peixe, Colégio CEU, Facthus, Usina hidrelétrica de Igarapava, Certrim, Usinas de Álcool de Açúcar Vale do Tijuco e Coruripe, Sítio da Pedreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Agronelli, Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Trânsito.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar