WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

16/02/2012 - Sagri recebe diretores da rede estadual interessados em adquirir produtos da Agricultura Familiar

Sagri recebe diretores da rede estadual interessados em adquirir produtos da Agricultura Familiar. Foto: Enerson Cleiton Sagri recebe diretores da rede estadual interessados em adquirir produtos da Agricultura Familiar. Foto: Enerson Cleiton Sagri recebe diretores da rede estadual interessados em adquirir produtos da Agricultura Familiar. Foto: Enerson Cleiton

Representantes de 16 escolas estaduais estiveram na Central de Abastecimento de Uberaba (Ceasa) na manhã desta quinta-feira (dia 16), acompanhados de um representante da Superintendência Regional de Ensino, a fim de conhecer a Associação de Produtores da Agricultura Familiar (Horvagra). O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, que explicou aos diretores sobre o funcionamento da aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar do município.

Conforme legislação específica, anualmente no mínimo 30% do recurso repassado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação têm que ser aplicado na agricultura familiar, por meio de associações de produtores, como é o caso da Horvagra.

Para o secretário José Humberto Rodrigues da Cunha, “o fornecimento de produtos para a alimentação escolar é importante para os produtores e com a inserção das escolas estaduais eles terão um maior retorno financeiro e a oportunidade de aumentar a produção”.

A compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar do município e agora das escolas estaduais segue uma série de normas estabelecidas no PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Atualmente cerca de 520 produtores fazem parte da agricultura familiar do município e anualmente cada um pode comercializar até R$ 13 mil para a merenda escolar com recursos oriundos do FNDE e para programas sociais do município. Com o programa da Patrulha Mecanizada, a Sagri presta serviços de preparo de solo e formação e reforma de pastos para pequenos produtores, além de assessorá-los com técnicas nas áreas agronômicas, zootécnicas e de gerenciamento nas diversas culturas e criações.

Nos próximos dias, as instituições estaduais de ensino, interessadas em adquirir produtos da agricultura familiar, irão formular um cardápio e publicar o edital para aquisição desses produtos da Horvagra. A associação garantirá o fornecimento e a distribuição dos alimentos adquiridos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar