WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

07/02/2012 - Serviço de Inspeção Municipal de Uberaba é destaque em Minas

O Serviço de Inspeção Municipal de Secretaria de Agricultura de Uberaba tem recebido representantes de diversas cidades do estado, a fim de conhecer o trabalho do SIM que tem se destacado desde o seu surgimento há três anos. Representantes de Divinópolis, Frutal, Sacramento, Patos de Minas, Monte Carmelo, dentre outras cidades, visitaram o serviço nas últimas semanas para conhecer as normas e o funcionamento.

Visando o atendimento dos pequenos e médios produtores que ficavam sem assistência por parte dos serviços de inspeção do SIF – Serviço de Inspeção Federal e do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Uberaba criou o SIM, que hoje monitora 74 locais que produzem e comercializam produtos de origem animal, como queijarias, supermercados, docerias, produtores de ovos e mel.

“O serviço do SIM é gratuito e os produtores e locais de comercialização desses produtos estão satisfeitos. O certificado não é apenas um carimbo, nossa intenção é garantir que cheguem produtos de qualidade na mesa da população. Além disso, nós pretendemos fomentar o empreendedorismo na área do processamento de produtos de origem animal”, observa José Humberto Guimarães, secretário de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento.

Para Valdair Landim, diretor do SIM, o trabalho de inspeção municipal em Uberaba é destaque em Minas por sua atuação expressiva desde seu surgimento. “Todos os produtos que recebem o selo de certificação de origem e qualidade do SIM são monitorados semanalmente por veterinários do serviço de inspeção, que instruem os produtores e comerciantes sobre as normas higiênico-sanitárias a serem seguidas, ordenha, manejo, estocagem e outros”, ressalta Landim.

O próximo passo da Secretaria de Agricultura é a inscrição do SIM no Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal a nível federal para garantir a segurança alimentar.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar