WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

02/02/2012 - Começa colheita de batata da safra das águas em Uberaba

Nos últimos dias teve início a colheita de batatas em Uberaba da chamada safra das águas. Cerca de 4 mil hectares são plantados anualmente em um raio de até 100km. Serão produzidas cerca de 35 toneladas por hectare. A maior parte da produção é de batata de mesa, aquela consumida domesticamente em casa e o restante fica por conta da batata industrial, destinada a grandes empresas no ramo alimentício de batatas palito, chips e etc.

Em termos de época de produção, a colheita da batata no Brasil ocorre em três safras distintas, com a seguinte distribuição: safra das águas, com colheita de dezembro a março; safra da seca, com colheita de abril a julho; e safra de inverno, com colheita de agosto a novembro. De acordo com dados do IBGE, Minas Gerais é o maior produtor de batatas do Brasil.

Em Uberaba, a safra das águas é uma das mais favoráveis aos produtores. “Nossas condições climáticas são excelentes, com mananciais hídricos que favorecem a ampliação da cultura da batata. Além disso, nós possuímos uma logística muito boa devido a nossa localização com fácil acesso de insumos agrícolas e na distribuição das sacas das colheitas” observa José Humberto Guimarães, secretário de Agricultura.

Para João Ângelo Guidi, produtor de batata da Fazenda Santo Ângelo, localizado na região da Palestina, a região de Uberaba está entre as mais favoráveis do estado para o plantio de batatas, uma vez que sua cultura está a 1.050 metros de altitude. “A localização de Uberaba e região é muito boa para a cultura da batata e, além disso, ela é uma opção de cultura intercalar muito boa, já que a perda é pequena e o ciclo é de 90 a 110 dias” ressalta João Ângelo.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar