WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

02/02/2012 - Carnaval é tema de mostra no Centro Administrativo

Os corredores do Centro Administrativo estão abrigando exposição pelo Arquivo Público e Unidade de Atenção ao Idoso, com painéis e mascaras que retratam a história do carnaval de Uberaba. A mostra faz parte do Projeto “Na Hora do Almoço”, desenvolvido pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes), da Secretaria Municipal de Administração, durante o mês de fevereiro.

O carnaval de informações aborda a folia que acontece em Uberaba desde a década de 30. Quem nunca ouviu falar do Bloco Maria Giriza? Com painéis informativos e máscaras coloridas cedidas pelo Arquivo Público de Uberaba e pela UAI, os usuários do Centro Administrativo e os servidores poderão conhecer um pouco do espírito carnavalesco que foi construído em Uberaba, e que animavam as praças e ruas da cidade.

Conhecendo a tradição. O carnaval chegou ao Brasil influenciado pelas festas francesas que aconteciam em forma de desfiles urbanos, com máscaras e fantasias. Muitos personagens foram incorporados, como por exemplo, o Rei Momo, a Colombina e o pierrô.

Os primeiros blocos eram os famosos cortejos de automóveis decorados e que desfilavam pelas ruas das cidades, surgindo assim os carros alegóricos. Com o tempo foram introduzidas músicas que faziam o Carnaval mais animado, as “marchinhas”.

Com o tempo  o Carnaval começou a ganhar um novo formato, e em São Paulo e Rio de Janeiro passaram a ter os primeiros campeonatos, com Ligas de Samba Organizadas para constatar qual era a mais bela e animada.
Por todo o país, a tradição do carnaval de rua permaneceu e em cada região ela apresenta aspectos culturais específicos, como por exemplo, no Nordeste, que  conta com a participação de trios elétricos, embalados por músicas contagiantes, em especial o Axé.
 

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar