WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

30/01/2012 - SAGRI incentiva criação de aves caipiras

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento está em busca de criadores de frangos e galinhas caipiras para aumentar a cadeia produtiva, a fim de baratear o custo final das aves e incentivar o consumo do produto, que hoje é comercializado em média a R$38,00 a unidade.

De acordo com o secretário José Humberto Guimarães, cerca de 80% das propriedades rurais do município produzem aves caipiras e o comércio dessas aves e de seus ovos representam cerca de 8 milhões de reais por ano.
O Frigorífico de Aves 3F, localizado no km 19, 5 da Estrada da Serrinha, é o único de Uberaba que tem autorização para abate de frangos e galinhas caipiras e possui o selo do SIM – Serviço de Inspeção Municipal. O frigorífico tem atualmente a capacidade para abater em média 500 animais.

O objetivo da Sagri é atingir o número de 50 criadores, em um raio de cerca de 30km da Serrinha, para que produzam em média de 10 mil aves por mês. “Nós precisamos incentivar a criação de galinhas e frangos caipiras e fazer com que os criadores mantenham uma regularidade no abate, fazendo com que o preço final do produto barateie cada vez mais. Além disso, nós temos como objetivo levar um alimento saudável e de qualidade para a mesa do consumidor” observa Guimarães.

A iniciativa pretende ainda profissionalizar os produtores. A secretaria conta com assessoria técnica nas áreas agronômicas, zootécnicas e de gerenciamento, a fim de que se profissionalizem, bem como equipe especializada caso necessitem de crédito para expandir ou para adquirir equipamentos para sua criação. “Nós assessoramos os criadores para buscar recursos junto ao PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares”, ressalta o secretário.

Diariamente os veterinários do SIM visitam o Frigorífico 3F e inspecionam todas as aves, antes e depois do abate.  Com o selo de origem e qualidade do Serviço de Inspeção Municipal, os produtores têm autorização para comercializar em supermercados, açougues, sacolões, feiras livres, entre outros. Além disso, os criadores também podem se inscrever para fornecer aves e ovos caipiras para os programas sociais da PMU e da merenda escolar. “Esta é uma oportunidade única para que os pequenos produtores vendam seus produtos em um mercado seguro e rentável”, finaliza José Humberto.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar