Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

23/01/2012 - PMU busca fornecedores da agricultura familiar para atender programas sociais e merenda escolar

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Uberaba (Sagri) está em busca de mais produtores rurais da Agricultura Familiar que tenham o interesse em fornecer gêneros alimentícios para os programas sociais do município e para a merenda escolar. Atualmente, a pasta possui 404 agricultores habilitados que fornecem seus produtos. No entanto, a meta do secretário José Humberto Guimarães é alcançar 600 fornecedores nas próximas semanas.

“Uberaba tem 65% das de suas propriedades rurais com menos de 96 hectares, o que equivale a 2 mil que possuem alguns dos principais requisitos exigidos para que os produtores se enquadrem na Agricultura Familiar que são, dentre eles: que as atividades sejam em áreas de até 96 hectares; que as atividades produtivas executadas no meio rural sejam em conjuntos familiares; que a renda familiar não ultrapasse R$210 mil por ano; e que 70% da renda seja oriunda de atividades rurais”, observa José Humberto. 

Atualmente, 34 instituições sociais, entre elas creches recebem os produtos da agricultura familiar. Ao longo do ano serão investidos cerca de R$1.450.000,00 na aquisição desses alimentos, com recursos oriundos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Programa Nacional de Alimentação Escolar . O PNAE é uma parceria com a Semec – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, cujo objetivo é adquirir dos agricultores familiares alimentos destinados à alimentação escolar de instituições do município. Assim, conforme legislação específica, anualmente no mínimo 30% do recurso repassado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ao município têm que ser aplicado na agricultura familiar, por meio de associações de produtores.

Para José Humberto Rodrigues da Cunha, o fornecimento de produtos para a alimentação escolar é uma grande oportunidade para que os pequenos produtores vendam em um mercado seguro e rentável.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba

Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub