WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

13/01/2012 - Uberabense lança livro sobre técnicas para criação de tilápia

O engenheiro agrônomo uberabense Augusto César Soares do Santos esteve na manhã desta sexta-feira (dia 13) na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Uberaba e apresentou sua mais recente obra, intitulada “Tilápia – Criação Sustentável em Tanques-rede”, da editora Aprenda Fácil.

O livro possui 244 páginas e pretende estimular criadores, através de técnicas simples, e aqueles que desejam iniciar em atividades de piscicultura. A obra apresenta detalhes para a construção de um projeto, bem como o licenciamento, construção de tanques-rede, treinamento para piscicultores, processo industrial, aproveitamento da carne e dos subprodutos da tilápia. O livro traz ainda o mercado comprador/consumidor e a qualidade da água, o material genético, a alimentação dos peixes, o manejo das fases de cria, recria e engorda, tudo de uma maneira objetiva e de fácil compreensão.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento, José Humberto Guimarães, a criação de peixes tem que ser incentivada no país e principalmente no Triângulo Mineiro. “Nós possuímos cerca de 200 mil hectares de espelhos d'água no Triângulo Mineiro, com mais de 10 reservatórios geradores de energia que possuem enorme potencial para o desenvolvimento da piscicultura em tanques-rede. O livro vem ao encontro de tudo isso e mostra de forma simples e objetiva como iniciar uma criação” observa José Humberto.

O consumo de pescado no Brasil atualmente é de 9,03 kg/ habitante ano. A FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação recomenda um consumo médio de 12 kg/habitante ano. De acordo com o autor Augusto César, o Brasil importou cerca de 750 milhões de dólares em pescados no ano de 2011. “A região do Triângulo Mineiro produz apenas 2% do seu potencial e nós precisamos mudar essa realidade. Meu objetivo com o livro é que as pessoas tenham conhecimento desta prática da criação em tanques-rede e que tenham o interesse em ingressar nessa atividade” ressalta o escritor.

Augusto César Soares do Santos é engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia de Irrigação pela Center For Irrigation Engineering da Katholiek Universiteit Leuven – KUL em Leuven na Bélgica. Trabalhou por cerca de 40 anos na Fundação Rural Mineira – Ruralminas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e hoje presta consultorias por meio da empresa Hydroconsultants. 
O livro já está disponível para vendas no endereço eletrônico www.afe.com.br/produto/105/1396/tilapia-criacao-sustentavel-em-tanques-rede .
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar