WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

10/01/2012 - Sagri atende 404 pequenos produtores em 2011

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) realizou 1.281 atendimentos a 404 pequenos produtores rurais no ano de 2011. Os números refletem o bom momento da agricultura familiar na cidade.

Com o programa da Patrulha Mecanizada, a Secretaria de Agricultura, A Sagri presta serviços de preparo de solo e formação e reforma de pastos para produtores rurais do município, além de assessorá-los com técnicas nas áreas agronômicas, zootécnicas e de gerenciamento nas diversas atividades, como a bovinocultura de leite, ovinocultura, horticultura, fruticultura, produção de aves e ovos caipiras, produção de milho, queijo, manteiga, requeijão e doces de leite artesanais, produção de mel e de peixes. “Nosso foco é atender os pequenos produtores da agricultura familiar, oferecendo assessoria desde o plantio e produção até a comercialização”, observa o secretário José Humberto Guimarães.
Apesar de Uberaba ser conhecida por possuir grandes propriedades rurais, os números mostram que a maioria das propriedades é de pequenos produtores. Cerca de 65% das propriedades rurais hoje tem menos de 96 hectares e o objetivo da Sagri é oferecer assessoria de qualidade para eles,  fazendo com que se profissionalizem e viabilizem alternativas para agregar valor à sua produção.

Os serviços são realizados após a inscrição do produtor rural no setor competente da Secretaria e a execução do trabalho é feita após vistoria de um técnico, que verifica se o terreno tem aptidão para a cultura a qual se pretende implantar e se o local está fora de área de preservação ambiental ou área de preservação permanente.

O produtor integrante do programa da agricultura familiar tem espaço garantido para a comercialização de seus produtos. Uberaba conta hoje com 23 feiras livres, além da Central de Abastecimento (Ceasa), onde os agricultores familiares comercializam diretamente com os compradores. Além da oportunidade garantida de comercializar seus produtos, eles também fornecem alimentos para a merenda escolar de creches e escolas do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa da Agricultura familiar também contribui com o Banco de Alimentos do município que atende atualmente 327 instituições beneficentes.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar