WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

19/12/2011 - Missão de Bird discute resíduos sólidos

Missão de Bird discute resíduos sólidos

O prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau José Luiz Alves avançaram nas discussões sobre implantação de tecnologia no município visando a produção de energia a partir da queima dos resíduos do lixo. As tratativas sobre a questão agora envolvem o Banco Mundial, que realizou Missão em Uberaba nesta sexta-feira (16) visando ampliar o debate sobre a tecnologia.

Lizmara Kirchner, especialista em saneamento e sustentabilidade e que ocupa temporariamente a função de task maneger do projeto Água Viva junto ao Banco Mundial veio à cidade acompanhada pelo especialista sênior Ambiental do Bird, John Morton, que também é estudioso em resíduos sólidos.

Eles passaram o dia em discussões com equipe da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) e Codau conhecendo o sistema de coleta e destinação final do lixo, visitaram o aterro sanitário e as obras em andamento do Água Viva.  O prefeito solicitou que o Banco dê sua chancela para o pleito do município. ‘Queremos a grife do Bird para desenvolver nosso projeto e vencer o lobby das empresas que trabalham com aterro sanitário no país. Elas conseguem impedir avanços das cidades que buscam alternativas dentro do governo federal na questão da destinação final dos resíduos’, frisou Anderson em conversa com a task maneger.

Uma das alternativas que Uberaba estuda é o modelo de Parceria Público Privada (PPP) voltada para a implantação de usina de queima de resíduos.  Lismara Kirchner explicou que o Bird tem uma linha de crédito, sem reembolso em forma de doação. Esses recursos são denominados de Grants e em Uberaba esta verba específica financiou a formatação dos primeiros estudos técnicos do projeto Água Viva. ‘Com este fundo o município poderia avançar nos projetos de viabilidade econômica da proposta de destinação do lixo’, explicou a Task Maneger. Ela espera que até fevereiro de 2012 o acerto desta fonte de recurso seja concretizado.

Enquanto isso, o Bird integrará as equipes do Codau e UGP aos workshops organizados pelo Banco em que são apresentadas as melhores alternativas adotadas de queima de resíduos sólidos na América Latina.

José Luiz Alves entregou ao Banco dois estudos já realizados em que são detalhados aspectos como a demanda por energia do Codau e as características físicas dos resíduos urbanos de Uberaba.

 

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar