WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

14/12/2011 - Implantação de infraestrutura na Fazenda Experimental vai beneficiar bairros no entorno

Implantação de infraestrutura na Fazenda Experimental vai beneficiar bairros no entorno. Implantação de infraestrutura na Fazenda Experimental vai beneficiar bairros no entorno. Implantação de infraestrutura na Fazenda Experimental vai beneficiar bairros no entorno.

Prefeito Anderson Adauto reuniu-se com o gerente regional da Embrapa, Camilo Vieira, e o chefe regional da Epamig, José Mauro Valente Paes, nesta quarta-feira (dia 14). Em pauta a elaboração de protocolo de intenções para regular um plano de ações necessário à implantação de equipamentos públicos de abastecimento de água, escoamento de águas pluviais, esgotamento sanitário e sistema de circulação urbana na área da Fazenda Experimental Getúlio Vargas e estabelecer contrapartidas a serem devidas pelo município de Uberaba em função de cada uma das intervenções realizadas.

Presentes a reunião, o presidente do Codau, José Luiz Alves, e o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, explicaram que a PMU e a autarquia têm a necessidade e planejam executar uma série de obras dentro da área da fazenda onde funciona o Centro de Pesquisas da Epamig e Embrapa. Dentre elas estão redes de esgoto e de águas pluviais da Vila Celeste, redes de esgoto do Residencial Tancredo Neves (emissário São Bento), redes de esgoto e adutora de água para atender o campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), avenida ligando o bairro Tancredo Neves à rotatória da av. Randolfo Borges, na Univerdecidade, avenida ligando a Vila Celeste com a rua Irmão Afonso e ligação da rua Olavo de Gregório, Centro da Girolando, Fazu e av. Tutunas.

De acordo com o protocolo de intenções, a Epamig e a Embrapa terão como contrapartida do município a construção de redes de esgotos, reformas e adequações nas construções internas e execução de passeios e alambrados na sede da Fazenda Experimental, onde deverão ser pavimentadas novas vias.

Anderson ressaltou que “hoje temos uma fazenda dentro da cidade. Isso é um problema ou uma solução? Estamos buscando uma solução para ambas as partes e elaborando um documento que nos permitirá construir soluções para os problemas existentes”, observou o prefeito. De acordo com AA, essas negociações são necessárias para que várias obras e ações sejam executadas em favor de moradores dos bairros que estão no entorno da Fazenda Experimental, que também será beneficiada por essa infraestrutura.

O pesquisador da Epamig, Reginério de Faria, disse que a proposição vem ao encontro de inserir o Centro de Pesquisa da Epamig/Embrapa no planejamento urbano. E desta forma urbanizar, com redes de esgoto, passeios, muros e novas vias de circulação a área da sede da Fazenda Experimental Getúlio Vargas, que inclusive é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). “Essa parceria com o município possibilitará que o Centro de Pesquisas seja integrado ao perímetro urbano. E ao mesmo tempo transforma-lo num ponto turístico, como é a ABCZ”, completou.

O secretário Karim Abud revelou ainda que a equipe da Seplan está desenvolvendo o projeto do parque linear que envolve a preservação do Córrego das Lages, considerado a maior Área de Preservação Permanente (APP) do município. E o Centro de Pesquisas é parte integrante. O arquiteto Jaime Lerner e seus técnicos apóiam o trabalho.

José Luiz Alves declarou que a determinação do prefeito Anderson Adauto é estabelecer ações e programas de interesse comum entre Prefeitura, Codau, Epamig e Embrapa. Segundo ele, a série de intervenções para a execução de obras de saneamento e urbanização da área é de fundamental importância para a qualidade de vida da população e sua mobilidade urbana. E a contrapartida do município à Epamig e Embrapa, nos casos de servidão ou desapropriação, vai gerar créditos para a realização de serviços e obras no complexo do Centro de Pesquisa. 
 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar