WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

04/10/2011 - Obras da ETA III começam dia 10 de outubro

Codau assina contrato para construção da ETA III nesta 2ª	 Codau assina contrato para construção da ETA III nesta 2ª	 Codau assina contrato para construção da ETA III nesta 2ª

O prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, assinaram nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, o contrato com a empresa que executará as obras de reforma e modernização das Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II e construção da ETA III. A empresa Comim Construtora Ltda, de Belo Horizonte, que venceu pelo valor global de R$ 49.609 milhões foi representada pelo diretor Júlio César Soares.

No evento o prefeito Anderson Adauto ressaltou que os governos anteriores conviveram com os problemas das enchentes e da seca, mas que na gestão atual a solução definitiva para tais demandas foram dadas com a assinatura do contrato e mais as obras de macrodrenagem que estão em andamento. ‘Tenho alegria e orgulho de ter permitido a solução para estes problemas, a cidade tem qualidade de vida e faltava dar uma solução definitiva para isto. Este é um marco, uma mudança de paradigma para a Uberaba’.

José Luiz afirmou que estas intervenções nas estações de água, previstas no escopo do Projeto Água Viva, em definitivo estabelecerão uma solução duradoura para a cidade na questão de abastecimento público.

‘Esta obra traz segurança para os próximos 25 anos, tornando o município atrativo para novos investimentos, já que as mudanças garantirão aumento da capacidade de tratamento de água para uma cidade de até 540 mil habitantes’, assegurou José Luiz.

A programação de execução das obras seguirá o seguinte cronograma – até julho de 2012 a III estação deverá estar concluída. As obras começam dia 10 de outubro. A estação nova receberá subestação elétrica, um tanque de mistura rápida que atenderá às três estações de tratamento, tanque de floculação, outro de decantação e o de filtragem. Em paralelo, serão também erguidos uma elevatória de água tratada e um tanque de contato para o cloro, um dos produtos químicos usado no tratamento.

Após a entrada em operação da ETA III, logo em seguida será dado início à reforma da ETA I, construída em 1940 e após sua conclusão será iniciada a reforma da ETA II, construída na década de 70. Com este complexo a capacidade de tratamento de água sairá dos atuais 900 l/s para 1.700 l/s.

Estiveram presentes na assinatura do contrato vários representantes de associações de bairros e presidentes de partidos políticos. O evento foi acompanhado pela imprensa de Uberaba.

Adutora Rio Claro – Outro projeto que contempla o sistema de abastecimento de água será a construção da adutora de água do rio Claro que ligará o manancial diretamente à Estação de Tratamento de Água (ETA). A adutora permitirá aumentar a captação de água dos atuais 900 l/s para 1.700l/s.

O projeto foi selecionado para receber financiamento do PAC – II com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) – estimados em R$ 58 milhões - e este mês deverá ocorrer a contratação dos recursos junto à CEF para, logo em seguida, ser liberada a licitação da obra.

José Luiz ressalta que a adutora também é de fundamental importância para a cidade, pois dará mais autonomia em relação à produção de água e mais flexibilidade operacional, já que a cidade contará com três fornecimentos de água distintos – o rio Uberaba, o rio Claro e os 3 poços profundos que auxiliam na produção de água.
 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar